Esportes

Pan-Americano de Basquete é atração na orla de Pajuçara

O evento conta com o apoio da prefeitura de Maceió

Por SEMTUR 07/08/2019 14h02
Pan-Americano de Basquete é atração na orla de Pajuçara
Reprodução

A partir desta quinta-feira, 8, até o próximo sábado, 10, Maceió recebe pela primeira vez o Pan Americano Universitário de basquete 3×3. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), e deve trazer a cidade mais de 120 atletas de 7 países.

O FISU America 3×3 será realizado na orla de Pajuçara, e traz, além da equipe brasileira, a presença de delegações de 6 países: Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, México e Uruguai. A competição disputada em Maceió é etapa seletiva para o campeonato mundial que acontecerá na China, entre os dias 30 outubro à 03 de novembro.

Para o Presidente da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), Luciano Cabral, o apoio da Prefeitura de Maceió é fundamental para que a cidade sedie eventos de relevância internacional. “A importância desses eventos vai além da movimentação dos pólos esportivos da cidade, como o Sesi Cambona e o Pavilhão do basquete, além de gerar um impacto positivo na economia local, uma vez que esses mesmos atletas acabam consumindo serviços ligados ao turismo, tendo em vista que Maceió é hoje um dos principais destinos do país”, apontou.

O FISU America 3×3 acontece paralelo à Conferência Nordeste dos Jogos universitários (JUBS), realizada também ao longo desta semana, e pretende movimentar ainda mais o calendário esportivo de agosto, tendo em vista que a cidade sediou no último final de semana uma das etapas do já consagrado IronMan 70.3, que contou com a presença de milhares de atletas.

Segundo o secretário adjunto de Esporte, Diogo Rebêlo, a realização do FISU America 3×3 em Maceió fortalece a imagem da cidade como um destino consolidado na captação de eventos e reforça o trabalho da Prefeitura de Maceió em parceria com entidades desportivas. “É um orgulho para Prefeitura de Maceió ver que a cidade se tornou a capital nacional do esporte durante este mês, que já entrou para a história. O Pan Americano de basquete 3×3 só veio para abrilhantar ainda mais esse período e fechar com chave de ouro o calendário esportivo de agosto”, comemorou.

O esporte que se tornou olímpico em 2017 é inspirado em diversas formas de basquete de rua praticadas em todo mundo e é considerado o esporte urbano número 1 do planeta. O jogo consiste em dois times de quatro jogadores (3 titulares e 1 reserva), frente a frente, em meia quadra. O Pan Americano de basquete  3×3 é uma realização da FISU America, Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e da Federação Alagoana do Desporto Universitário (FADU).