Esportes

Aos 16 anos, tenista Coco Gauff faz discurso emocionante em protestos contra o racismo

Por Globo Esporte 04/06/2020 12h12
Aos 16 anos, tenista Coco Gauff faz discurso emocionante em protestos contra o racismo
Tenista Coco Gauff faz discurso poderoso em protestos após morte de George Floyd. Foto: James D. Morgan/Getty Images.

Depois de se manifestar contra o racismo e a violência policial nos Estados Unidos, o fenômeno do tênis Coco Gauff cedeu sua voz para a causa, que tomou conta do país na última semana após a violenta morte de George Floyd pelo policial Derek Chauvin. A tenista americana, que tem 16 anos, discursou em um protesto pacífico na cidade de Delrey Beach, na Flórida, onde nasceu. Ela lamentou que tenha que protestar pela mesma coisa que sua avó protestava há 50 anos.

"Precisamos primeiro amar uns aos outros. Eu passei toda a semana tendo conversas duras e tentando educar meus amigos que não são negros sobre como eles podem ajudar o movimento. Em segundo lugar, precisamos agir. Eu não estou na idade de votar - está nas mãos de vocês votar pelo futuro, o futuro dos meus irmãos, o seu futuro, então essa é uma forma de mudar. Em terceiro lugar, vocês precisam usar sua voz, não importa o quão pequena ou grande seja sua plataforma, você precisa usar sua voz. Eu vi uma citação do Dr. Martin Luther King que dizia que o silêncio das pessoas boas é pior que a brutalidade das más."

 

 

Ela acrescentou:

"Destrói meu coração porque estou lutando pelo futuro dos meus irmãos, estou lutando pelo futuro das minhas futuras crianças. Estou lutando pelo futuro das minhas futuras netas."

A jovem ganhou o apoio da ex-número 1 do mundo Kim Clijsters:

"Obrigada por ser uma garota com quem minha filha vai aprender e admirar. Eu prometo que vamos seguir ensinando nossas crianças a coisa certa a se fazer para que eles possam passar isso adiante. Tudo começa em casa! - postou no Twitter."

 

 

Coco Gauff se tornou conhecida no ano passado quando bateu a pentacampeã Venus Williams em Wimbledon com apenas 15 anos no quarto round do Grand Slam.