Esportes

CSA inicia testes para Covid-19 em jogadores e funcionários

Por Globo Esporte/AL 11/06/2020 10h10
CSA inicia testes para Covid-19 em jogadores e funcionários
Rodrigo Pimpão passa por exame no CSA. Foto: Augusto Oliveira/Ascom CSA.

O CSA começou nesta quarta a fazer testes para Covid-19 em atletas e funcionários. No estacionamento do complexo Nelson Peixoto Feijó, na Via Expressa, o clube realizou exames de sangue nos jogadores pelo sistema de drive thru, com todos no carro.

Essa avaliação faz parte do protocolo montado pelo CSA para voltar aos treinos. De acordo com o departamento médico, o resultado desses testes será recebido em 24 horas.

Por enquanto, o governo de Alagoas ainda não autorizou o retorno dos treinos e informou nesta quarta que está analisando a situação. A tendência é que eles sejam liberados apenas para depois do dia 22 de junho.

O médico Fábio Lima informou que o protocolo do CSA foi baseado nas regras estabelecidas pelas autoridades de saúde. Ele explicou também a avaliação feita nesta quarta.

- Com todos no carro, foram colhidas amostras de sangue. Os testes são sorológicos, detecção de IGM e IGG, naquela ideia de que a gente pegaria as fases agudas ou pegaria algum que, porventura, já teve contato com o vírus. Esses testes devem ser repetidos em uma semana, no máximo, em dez dias, obedecendo àquela janela imunológica. O cenário ideal seria fazer a testagem semanal. Não sei se a gente vai conseguir, até porque os custos são muito altos.

Fábio disse ainda que os testes fazem parte de toda uma análise de cada atleta. Até questionários vão ser respondidos diariamente pelos profissionais do CSA.

- A gente vai ter que trabalhar na educação, na mudança de comportamento, na mudança de atitude, para que a pessoa seja responsável pela sua e pela saúde do próximo. Também vamos prezar pela absoluta higiene em todos utensílios e em todos os aparelhos. A testagem é de todos os envolvidos no CSA, não são só de atletas. Aplicaremos também um questionário diário para todos que entrarem no CT, para detectar qualquer sintoma de Covid. Todos vão ter também a temperatura verificada.

Fábio informou que se, um atleta estiver infectado, ele será separado do grupo e receberá todo o tratamento necessário para a recuperação.

- O objetivo é que, quando iniciar os treinos, o clube tenha feito pelo menos duas testagens.

Fábio explicou ainda que, quando voltarem, os treinos vão começar individuais. Depois, os atletas vão trabalhar em pequenos grupos e, só na terceira fase, os treinamentos terão grupos maiores. O CSA não faz atividades físicas no CT desde o dia 16 de março.