Esportes

Secretário de Esportes de SP estima volta do Paulistão no fim de julho

Por Globo Esporte 19/06/2020 12h12
Secretário de Esportes de SP estima volta do Paulistão no fim de julho
Campeonato Paulista pode ser retomado no fim de julho. Foto: Emilio Botta.

O secretário estadual de Esportes de São Paulo, Aildo Rodrigues Ferreira, estima que o Campeonato Paulista possa ser retomado no fim de julho ou começo de agosto. Esta semana, o governador João Doria estipulou que a volta aos treinos presenciais ocorrerá a partir de 1º de julho. A decisão revoltou clubes e Federação Paulista de Futebol, que queriam retomar imediatamente as atividades em seus CTs.

"Os clubes precisam de três, até quatro semanas, para retomar a condição física. Acreditamos que podemos falar em partidas de futebol do Campeonato Paulista para final de julho, início de agosto", disse o secretário ao Bom Dia SP, da TV Globo.

De acordo com Aildo Rodrigues Ferreira, o governo aposta em uma estabilização da pandemia no Estado para as próximas semanas, com todas as regiões fora da fase vermelha (a mais rígida em termos de flexibilização).

"O Comitê de Contingência nos informou que precisava desse tempo de maturação porque os dados apresentados pelo Governo do Estado de São Paulo apontam para uma estabilização da pandemia nas próximas semanas. Há uma tendência de que todo o Estado, a partir de julho, esteja na fase laranja. Isso permitirá que todos os clubes possam fazer seus treinamentos dentro do seus próprios centros de treinamento. Hoje, temos algumas regiões ainda em vermelho, tipo Ribeirão Preto, Presidente Prudente. O clube em Ribeirão Preto (Botafogo) não poderia, hoje, treinar em seu próprio centro se fosse autorizado o início dos treinos. É mais prudente, mais razoável, que a partir do dia 1º a gente possa retomar estes treinamentos, começar o Campeonato Paulista muito em breve e oferecer isso para a população."

O Campeonato Paulista foi interrompido em março, quando faltavam duas rodadas para o término da primeira fase. A competição precisa de seis datas para ser encerrada: as duas restantes da fase de grupos, uma para as quartas de final, uma para as semifinais e duas para as finais.