Esportes

Supervisores de CRB e CSA estão preocupados com a logística no retorno do futebol

Por Globo Esporte/AL 07/07/2020 09h09
Supervisores de CRB e CSA estão preocupados com a logística no retorno do futebol
Embarque não vai ser simples quando o futebol voltar. Foto: João Alvim/GloboEsporte.com.

A pandemia causada pelo novo coronavírus acendeu um sinal de alerta também para os supervisores de futebol. Com várias restrições nos hábitos do dia a dia e recomendações médicas a serem cumpridas, organizar a logística de uma viagem passou a ser tarefa ainda mais difícil.

Supervisores dos clubes alagoanos na Série B, Marcos Lima Verde, no CRB, e Marcelo de Jesus, no CSA, falaram como preveem o futuro das viagens pelo Brasil. .

Lima Verde disse como o Galo já trabalha esse quesito para sofrer o mínimo possível quando a bola voltar a rolar.

"Quando começar o Brasileiro, por exemplo, os voos não estarão 100% com sua malha aérea funcionando. Hoje, a companhia aérea que opera para a CBF tem apenas três vôos operando em Maceió. A gente acredita que, com a retomada, a coisa venha a melhorar um pouco, mas no momento inicial a dificuldade será muito grande."

Lima Verde também comentou de que forma a delegação deverá ser acomodada nos hotéis.

"Os hotéis terão que estar adaptados ao novo momento. Existem alguns requisitos, como por exemplo um andar para atletas, um andar para comissão, um andar para diretoria... O ideal, embora a gente acredite que não será usado, é uma pessoa por apartamento. As refeições do clube a gente vai exigir que sejam isoladas dos demais hóspedes... O que a gente deve fazer é evitar contatos com pessoas que não sejam da nossa delegação."

Lima Verde deu uma sugestão para causar menos prejuízos aos clubes.

"A CBF deveria agrupar jogos dos clubes por estados. Por exemplo, quando o CRB fosse para o Rio Grande do Sul, já enfrentaria o Juventude e o Brasil de Pelotas; em seguida, disputaria dois jogos em Maceió; na sequência, iria para Santa Catarina e já enfrentava Figueirense e Chapecoense... E assim por diante."

Pelo CSA...

No lado do CSA, o supervisor Marcelo de Jesus foi mais cauteloso. Ele sugeriu aguardar as diretrizes que serão impostas pela CBF, mas também apontou a malha aérea como principal problema a ser encarado nessa retomada.

"Primeiro, temos que esperar da confederação que gerencia o campeonato as planificações dos hotéis. Segundo, a malha aérea. A gente tem uma malha aérea muito instável em Alagoas para sair daqui. Daí, vamos fazer o planejamento normal, com os protocolos de segurança adotados pelo clube e seguir as diretrizes do campeonato. Como a Série B vai reger o deslocamento de delegações, o número de pessoas, como será a distribuição? A gente vai fazer a nossa programação dentro do protocolo que será exigido pela segurança e seguindo as normas de saúde que são impostas."