Esportes

Vídeo celebra um ano para a abertura dos Jogos Olímpicos

Por agenciaolimpica.com.br 25/07/2020 14h02
Vídeo celebra um ano para a abertura dos Jogos Olímpicos
Vídeo teve a participação da nadadora Rikako Ikee, que venceu o câncer e que agora luta por uma vaga olímpica. Foto: reprodução.

Após vencer a leucemia, a nadadora Rikako Ikee foi destaque em um estádio olímpico de Tóquio vazio, símbolo de um cenário nunca antes visto pela geração atual.

A nadadora tem esperanças de se classificar para os Jogos Olímpicos do próximo ano. Ela voltou a treinar em março e conta com 6 medalhas de ouro nos Jogos Asiáticos, conquistas que lhe condicionam para o seu principal objetivo.

Na transmissão, ela faz um comparação entre o seu retorno ao esporte e a pandemia atual e aproveitou para agradecer aos profissionais de saúde que a ajudaram a vencer o câncer e que hoje estão na linha de frente do combate ao coronavírus.

Com a Chama Olímpica na mão, a atleta discorreu sobre as incertezas da vida e sobre como o momento atual revelou uma sensação de perda em alguns atletas.

“Entendo como é isso porque experimentei o mesmo quando fui diagnosticado com leucemia. O futuro que eu dava por certo transformado da noite para o dia em algo completamente diferente”, analisou.

Com o símbolo de “+1” aparecendo na tela, em referência ao adiamento dos jogos em um ano, a atleta disse que com a experiência pessoal descobriu que o esporte é mais do que apenas atletas. Para elas, em momentos como esse é necessário o apoio de diferentes pessoas para o esporte acontecer e que isso nunca foi tão verdadeiro.

E acrescentou: “Pense no próximo ano, não apenas como um adiamento de um ano, mas como mais um ano.”

A nadadora de 20 anos conquistou seis medalhas de ouro no Jogos Asiáticos de 2018, em Jacarta. Graças ao feito, foi escolhida como atleta-pôster dos Jogos de Tóquio antes do diagnóstico.

A mensagem “Strong Together” foi lançada pelo COI como forma de promover a igualdade e a união no momento em que o mundo enfrenta uma pandemia e os Jogos Olímpicos foram adiados por causa disso.

Alguns locais onde serão realizadas competições dos jogos receberam iluminação especial com as cores dos anéis olímpicos em sequência.

A governadora de Tóquio, Yuriko Koike, admitiu que a resposta à Covid-19 é um desafio para toda a humanidade, mas que o governo metropolitano continuará sem medir esforços a travar essa batalha e garantir jogos seguros.

“Trabalharemos em estreita colaboração com todas as partes envolvidas e avançaremos nos preparativos para a realização de jogos bem-sucedidos, repletos de esperança, que servirão como um símbolo da união da humanidade ainda mais fortemente à medida que o mundo se une para superar essa difícil situação”, concluiu.