Esportes

CSA perde partida contra Paraná na noite desta terça

Time alviceleste segue na 4ª colocação

Por Redação com Gazeta Web 13/01/2021 07h07
CSA perde partida contra Paraná na noite desta terça
Foto: Rui Santos / Paraná Clube

A noite desta terça (12) não foi boa para o CSA. O time marujo foi derrotado pelo Paraná na Vila Capanema por 2 a 0 e abriu mais ainda a disputa pelo acesso. O Azulão segue no G-4 graças à derrota do Juventude, time que está na cola dos azulinos. Jean e Renan Bressan marcaram os gols do triunfo do Tricolor da Vila. A partida foi válida pela 34ª rodada da Série B.

Mesmo com o resultado adverso, o time alviceleste segue na 4ª colocação, com uma vitória a mais que o quinto colocado Juventude, que soma os mesmos 52 pontos do Azulão. A equipe paranista, por sua vez, continua na zona da degola, mas respira na luta contra o rebaixamento. Com 36 pontos, o Paraná abre o Z-4 na 17ª posição.

O jogo também marcou a centésima atuação de Luciano Castán com a camisa azulina. O capitão chegou à equipe do Mutange em 2019 para a disputa da Série A e entrou em campo 55 vezes. O duelo contra o Paraná foi a 45ª partida que o zagueiro de 31 anos realizou nesta temporada, com dois gols marcados e uma assistência.

Agora, o esquadrão marujo volta todos os seus olhares para o desafio do próximo sábado (16), quando recebe o Avaí às 16h30, no Rei Pelé. O Tricolor da Vila, por sua vez, irá encarar o Sampaio Corrêa no Maranhão um dia antes, às 19h15, no Castelão de São Luís. As partidas serão válidas pela 35ª rodada da competição.

Primeiro tempo

Mesmo jogando em terrenos adversários, o Azulão não se intimidou e partiu para cima dos donos da casa. Para chegar à meta, o time marujo apostou nas bolas alçadas na área - buscando principalmente Paulo Sérigio, a referência ofensiva -, mas sem conseguir a conexão.

Logo aos 6 minutos, quando os azulinos estavam em alta na partida, Mozart sacou Norberto de campo e colocou Cedric. O lateral sentiu dores na coxa e pediu para sair. Um minuto após, a má sorte aumentou para a equipe alviceleste. Na sua primeira chegada no jogo, o Tricolor da Vila abriu o placar. Renan Bressan cruzou rasteiro da direita para dentro da área, Filemon afastou mal e o lateral  Jean pegou a sobra e mandou para o fundo das redes. Placar aberto na Vila Capanema: Paraná 1x0 CSA.

Com a desvantagem no marcador, o Azulão tentou subir ao ataque e ser mais agudo. Cedric assustou a zaga tricolor aos 17, quando aproveitou um rebote numa cobrança de escanteio e disparou contra a meta. No caminho, a redonda desviou na defesa e saiu tirando tinta da barra.

Apesar da tentativa de resposta, a equipe paranaense ganhou mais fôlego e se revigorou após marcar o gol. Assim, o Tricolor da Vila conseguiu chegar ao segundo quando o relógio marcou 24 minutos. Em cobrança de falta, o experiente Renan Bressan caprichou e anotou o segundo tento dos donos da casa. Placar ampliado em Curitiba: Paraná 2x0 CSA.

O time marujo até tentou reagir, mas sentiu o prejuízo e o nervosismo fez a equipe ficar impaciente dentro de campo. Assim, os azulinos passaram a errar passes curtos e não conseguiram penetrar a defesa paranista, que teve postura sólida. Após a vantagem construída, os mandantes passaram a atacar no contra-golpe.

Em toda a etapa inicial, o Azulão teve mais o domínio da bola e fez com que grande parte da partida fosse disputada no campo tricolor. Mesmo com a grande posse, a equipe alviceleste não foi eficiente. O árbitro mineiro acrescentou mais três minutos e a primeira parte terminou aos 48 minutos. Fim do primeiro tempo: Paraná 2x0 CSA.

Etapa complementar

A conversa no vestiário pareceu surtir efeito e o Azulão voltou para a segundo tempo amassando o Paraná. O time marujo chegou com perigo logo aos 3 minutos, quando Cedric levantou uma bola que cruzou toda a área e achou Rafael Bilu, que explodiu a trave tricolor.

Nos primeiros 15 minutos, os azulinos emendaram uma chance atrás da outra, mas a redonda sempre saía próxima a meta ou era interceptada pela zaga paranista. Assim como no início da etapa inaugural, a equipe alviceleste apostou na bola alçada na área, além da posse de bola no campo de ataque.

O Tricolor da Vila conseguiu se recuperar da pressão azulina, ganhou mais liberdade e até ensaiou uma saída pro jogo. O momento de alívio não durou pouco e os paranaenses tiveram que recuar mais uma vez para defender a vantagem construída no primeiro tempo, conseguindo chegar ao ataque apenas em lances pontuais. 

Apesar da insistência do Azulão durante toda a partida, o Tricolor da Vila conseguiu se segurar e garantir a vitória jogando nos seus domínios. O árbitro mineiro estendeu o partida em mais cinco minutos, que chegou ao último apito com o triunfo dos donos da casa. Fim de jogo na Vila Capanema: Paraná 2x0 CSA.