Esportes
Lutadores podem perder intercâmbio esportivo por falta de apoio
Três lutadores arapiraquenses foram convidados para treinar em uma das melhores equipes de MMA do país, Ryan Gracie, afim de incentivar a preparação para a próxima edição do Coliseu Extreme Fight, que será realizada ainda no primeiro semestre deste ano, em Maceió. Mas o que deveria ser um sonho está dando uma boa dor de cabeça para estas jovens promessas das artes marciais, pois a falta de apoio pode impedir que eles viagem a São Paulo para este intercâmbio esportivo.
Leonidas Alves, de 24 anos, Tony Belo, de 27, e Ivo Bezerrão, de 22, lamentam o desinteresse dos empresários e dos órgãos públicos para com o esporte arapiraquense.
"Para que a gente possa se preparar bem para as lutas do Coliseu, temos que nos dedicar inteiramente a isso. Sem patrocínio, infelizmente ficamos prejudicados, pois já sabemos quem serão os nossos adversários e o quanto eles estão se empenhando Brasil a fora", disse Leonidas Alves, que lutará na categoria Galo.
Em 2012, a Equipe Ricardo Feitosa/ Titãs, da qual os três lutadores são membros, foi considerada a melhor do estado e, na ocasião, conseguiu fazer cinco de seus lutadores campeões nacionais em suas categorias, dentre eles Tony Belo.
O intercâmbio é extremamente importante para colocar a equipe arapiraquense entre as melhores do país. É fundamental qque haja apoio financeiro para conseguir as passagens de ida e volta, como também as verbas de alimentação, pois serão aproximadamente dois meses de treinos intensos e de dedicação exclusiva. Essa é, com certeza, uma oportunidade única", informou o também atleta Tony Belo.
Vale lembrar que o MMA é o esporte que mais vem crescendo no mundo e com o tempo vem perdendo a imagem negativa de luta violenta. Alguns canais abertos já se dedicam a transmissão das maiores lutas e alguns atletas, como Jon Jones, Cain Velasquez e os brasileiros José Aldo e Anderson Silva.
A parceria entre as equipes Ricardo Feitosa/Titãs e Ryan Gracie foi intermediada pelo lutador Jânio Vitamina, que também é alagoano, natural de São Sebastião.