Esportes

Atleta alagoano fatura bronze em Campeonato Brasileiro de Judô sub-18

Com apenas 16 anos, Renglis Galdino medalhou também na categoria sub-21

Por Globo Esporte 05/06/2015 17h05
Atleta alagoano fatura bronze em Campeonato Brasileiro de Judô sub-18

No último final de semana, cinco atletas de Alagoas representaram o estado no Campeonato Brasileiro Sub-18 de Judô, disputado em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Um deles, Renglis Galdino (faixa marrom) faturou o bronze na categoria Médio - até 81 kg.

Foram 4 lutas (três vitórias) para garantir mais uma medalha na carreira do jovem atleta. Com apenas 16 anos, ele também ficou com o terceiro lugar no torneio para a categoria sub-21, realizado nos dias 16 e 17 de maio, em Recife. Antes disso a carreira de judoca já vinha sendo bem construída: em 2010, Renglis venceu o regional; em 2013 foi prata nos Jogos Escolares da Juventude e ouro nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB's); e em 2014 ficou em primeiro no regional. 

Na competição agora, estiveram atletas de 26 estados e Renglis destacou que a qualidade dos adversários é sempre parecida, mas às vezes falta aos alagoanos apoio para uma formação melhor.

- A estrutura de todos os estados é parecida e qualquer um pode ter chance de trazer uma medalha para seu estado. O que temos diferente aqui em Alagoas é só a falta de patrocínio para os atletas e pouco volume de competição. 

Sobre as pretensões, o atleta não esconde que quer grandes conquistas. E boas lutas podem dar  as oportunidades. Membros da comissão técnica do Brasil estiveram presentes na competição e ele falou do desejo de estar na seleção um dia.

- Meu sonho é ser campeão mundial e ter uma medalha de ouro olímpica. E também fazer parte de um clube aqui no Brasil, ou até fora - contou.

Com o Campeonato Alagoano se aproximando, no próximo dia 13, Renglis já se prepara, e a confiança de vir de um bom Brasileiro não tira a concentração. A disputa vale vaga para a competição nacional da categoria sub-23.
- Eu tô tranquilo. O que eu quero é só manter a humildade e fazer boas lutas. Só isso - finalizou.