Esportes

Maceió é sede de um dos principais eventos esportivos do mundo

Por Agência Alagoas 03/07/2015 07h07
Maceió é sede de um dos principais eventos esportivos do mundo

Alagoas entrará para o destino de grandes eventos esportivos a partir do próximo mês de agosto. O que vai significar geração de receita, renda, incremento de hotelaria, consumo em restaurantes, comércio de artesanatos, procura por serviços em geral e trará impacto positivo para a economia local. Trata-se do “Challenge Maceió”, evento que tem como principal atrativo o Triathlon.

O “Challenge” acontece em 22 países, com 45 provas e cada uma delas tem cerca de mil participantes. É considerado o maior evento da Europa, do gênero. O público-alvo são atletas entre 30 e 39 anos. A etapa Maceió é a segunda promoção do evento no Brasil e na América Latina, e teve inscrição recorde de 1.200 inscritos em menos de um mês, sem divulgação na mídia. A primeira etapa no país foi realizada em Florianópolis, em 2014.

Os representantes da marca “Challenge” em Alagoas e no Brasil apresentaram toda a estrutura do evento ao governador Renan Filho, nesta quarta-feira (1), acompanhados da secretária de Esporte, Lazer e Juventude, Cláudia Petuba. O chefe do Executivo ficou entusiasmado e garantiu apoio.

“O evento desta magnitude, sintetiza muito das nossas emoções. Faz com que nos aproximemos das necessidades físicas do nosso corpo, das relações de amizade. E para o Estado é uma promoção do turismo e prática esportiva, é um grande orgulho receber esse evento”.

Os organizadores adiantaram que a previsão é permanecer com o “Challenge Maceió” por pelo menos cinco anos, a partir de 2015. Renan Filho ressaltou que dar continuidade ao evento, nos anos seguintes, é essencial para consolidar a capital alagoana como um local turístico.

“Perenizar esse evento que envolve áreas prioritárias para o desenvolvimento da capital e do Estado, como o turismo e o desenvolvimento econômico, sem falar na inclusão da prática esportiva”, disse o governador.

 

Entenda o “Challenge Maceió”

Segundo o representante da “Challenge Maceió”, o economista Marcos Pradines, a atividade é mais do que uma prova, é um grande evento. “Abrimos com uma feira de materiais esportivos. Também faremos um congresso científico, com profissionais da área da saúde, como cardiologistas, fisioterapeutas, um atleta de elite do Triathlon, para apresentar as particularidades da prova,” explica.

Ainda faz parte do cronograma, as atividades de integração, como a prova Junior, para crianças de 8 a 16 anos, “woman”, exclusivo para mulheres, com 5 quilômetros de percurso e o “Sprint”, para quem está começando no mundo do Triathlon.

No dia 23 é a prova principal, a oficial do Challenge. Ela consta de 90 quilômetros de ciclismo, 2 quilômetros de natação e 21 de corrida. Todas as provas estarão concentradas no espaço multieventos.

“A arena estará montada lá. As provas têm início e fim nesse local. A natação sai da praia de Pajuçara. O ciclismo vai até o Francês e retorna. E a corrida será pela orla de Pajuçara e Ponta Verde, até a Avenida Jatiúca e volta,” diz Pradines.

O evento é considerado propício para a família, pois o atleta, seja ela de elite ou amador, traz a esposa e filhos. Dessa forma, eleva o consumo da hotelaria e a média do destino Maceió nessa época (agosto), de 47% para até 65%. O responsável pela “Challenge Brasil”, o empresário Carlos Fernando Menezes diz que o público que participa do triathlon é composto por pessoas que consomem produtos caros e são formadores de opinião.

“Eles são articulados, divulgam positivamente em suas redes sociais. Existe o profissional de elite, mas a grande maioria faz isso por qualidade de vida e “hobbie”. Eles são executivos, empresários, profissionais liberais. Com o poder aquisitivo maior. Pois ele requer gastos e despesas grandes. Levando em consideração que uma bicicleta custa de 50 a 70 mil reais, mais a manutenção”.

Apenas 107 inscritos são de Alagoas. Mais de mil são turistas de 13 países e do restante do Brasil. O que confirma o incremento do turismo durante o evento. A inscrição custa R$ 850,00 e quem for o primeiro colocado na prova principal vai ganhar 25 mil euros como prêmio.

Por que Maceió

O mar, a estrada, a cidade, uma rede hoteleira fortalecida, um local que tenha atrativos turísticos para todas as idades da família do atleta, foram os principais fatores da escolha da capital alagoana, segundo Menezes.

A intenção do “Challenge Brasil” é ter uma cidade sede no Sul, Sudeste e Nordeste. E Maceió foi a escolhida. Mais informações: http://challenge-maceio.com.br