Esportes
Brasil goleia o México por 5 a 1 na estreia do Mundial de Futebol de Areia da Fifa
O Brasil não teve dificuldades para chegar à sua primeira vitória no Mundial de Futebol de Areia da Fifa: logo na estreia, a seleção nacional goleou o México por 5 a 1 e assumiu a liderança do grupo C da Copa do Mundo das praias por conta do saldo de gols (quatro contra um do Irã, que também aparece com três pontos após a primeira rodada).
Cinco jogadores diferentes balançaram as redes defendidas pelo goleiro Estrada: no primeiro período, Rodrigo, Bokinha e Bruno Xavier marcaram. Os gols só voltaram a sair no terceiro tempo: Gonzalez fez contra e Mauricinho encerrou a contagem brasileira. O México descontou com estilo: também no último período, Maldonado bateu praticamente do meio da quadra, encobrindo o goleiro Mão, para fazer o gol de honra dos mexicanos.
Para construir a vantagem de três gols ainda nos 12 primeiros minutos, o Brasil jogou em cima do erro do México, abafando a saída de bola dos adversários e forçando o erro de passe logo no campo de defesa dos mexicanos. Mão quase não apareceu no jogo – nas poucas vezes que o México chegou ao ataque, o goleiro defendeu sem sustos.
O jogo coletivo acabou sobressaindo na estreia da seleção, com participação da equipe como um todo na construção das jogadas: “Vimos um Brasil solidário, que não tem nenhum grande destaque individual. Acredito que o Brasil vai seguir bem nesta competição”, analisou Rogério Vilela, coordenador técnico do beach soccer do Flamengo, que participou da transmissão da TV Brasil como comentarista.
O jogador de beach soccer Digo Gama, que também comentou o jogo na tevê pública, pontuou que a vitória convincente tira o nervosismo para o próximo jogo: “Foi um jogo tranquilo e que dá confiança para as próximas rodadas. O time está entrosado e as trocas foram bem feitas. É bom porque dá para poupar todo mundo, já que esta competição é rigorosa no aspecto físico”.
A seleção quatro vezes campeã do mundo já tem jogo decisivo na próxima rodada, quando enfrenta o Irã, em jogo que vale a liderança isolada. O vencedor chegará aos seis pontos e pode encaminhar a classificação para as quartas de final. Espanha e México, que ainda não pontuaram, fazem o outro jogo da chave. Brasil e Irã será no domingo (12), às 13h30, e terá transmissão da TV Brasil.