Esportes
Tenistas de AL levam primeiro lugar e vice em duas categorias
Nesse domingo, dois irmãos alagoanos encerram com troféus a participação na edição 2016 da tradicional Copa Guga Kuerten de Tênis Infanto-juvenil. A oitava edição contou com mais de 1.600 competidores, do Brasil e outros países, e Gabriel e Guilherme Barbosa figuraram entre os melhores duplistas das categorias 12 e 10 anos, respectivamente. Eles retornam para Maceió com um primeiro e um segundo lugar conquistados.
Caçula dos Barbosas, Guilherme se juntou ao mineiro Pedro Martins Rodrigues para a disputa, mas precisou desistir da final. O horário da partida decisiva prejudicaria o voo dos alagoanos e, por isso, ele não brigou pelo primeiro lugar, ficando com o vice-campeonato. Jogando no individual, o tenista foi até a terceira fase, mas foi eliminado por Francisco Duran, de São Paulo. O jogo terminou em 2 sets a 0 (parciais de 6x5/6x3).
Já o mais velho, Gabriel, se despede nos 12 anos com o bicampeonato de duplas entre os tenistas da idade. Em 2015, ele faturou o troféu de primeiro lugar ao lado do paulista Victor Bini. Desta vez, o alagoano fez dupla com o gaúcho Gustavo Tedesco; eles bateram os favoritos Aécio Fonte, de Pernambuco, e João Schiessl, do Paraná, atuais números 1 e 3 do ranking nacional. A disputa pelo título foi vencida de virada, por 2 sets a 1. No começo do jogo, os rivais saíram na frente, fazendo 6 x 0, mas a reação veio com 6 x 3 e depois um acirrado 12 x 10.
No simples, Gabriel foi até a fase quartas de final, sendo eliminado, justamente pelo parceiro das duplas. Gustavo levou a melhor aplicando 6 x 0 nos dois sets. Mas não há tempo para descanso para o alagoano, já que passado o torneio - que durou 11 dias -, o segundo melhor brasileiro da categoria compete no Bahia Juniors Cup, a partir desta terça-feira. E há uma novidade ainda mais desafiadora, pois agora ele já começa a se preparar para 2017 e, por isso, vai enfrentar atletas mais velhos, entre 13 e 14 anos. A estreia em Salvador será contra Murilo Franzoni.