Esportes
Federação trabalha para antecipar rodada de abertura do Alagoano 2017
O Campeonato Alagoano pode ter uma mudança nos próximos dias. A Federação Alagoana de Futebol (FAF) trabalha para antecipar a rodada de abertura do estadual e, assim, dar um desafogo no calendário. Começar o estadual no dia 21 de janeiro - como foi acordado em Conselho Arbitral - pode ter consequências negativas aos clubes, de acordo com Luciano Sampaio, diretor de competições da FAF.
A federação deve se reunir com membros das 10 equipes nos que compõem a primeira divisão nos próximos dias para tentar um acordo e iniciar a competição no dia 15 ou 18 de janeiro e finalizar no dia 7 de maio, data limite imposta pela CBF para o fim dos estaduais.
- A Federação Alagoana trabalhava com a ideia de iniciar o Campeonato Alagoano no dia 15 ou 18 de janeiro, mas no arbitral os clubes decidiram por iniciar no dia 21 e 22, pois precisam de um tempo necessário para a pré-temporada e outros precisam dar férias aos seus jogadores (caso do CRB). Ganhar uma data seria importante pensando na reta final da competição. Há uma necessidade de atender aos clubes de uma melhor forma, evitando que se tenha um calendário apertado mais à frente, e, assim, não precisem jogar três vezes em uma semana, por exemplo - disse Luciano Sampaio.
A data de início do Alagoano de 2017 foi a principal pauta do Conselho Arbitral realizado no dia 11 de novembro. A ideia da federação era iniciar a competição no dia 18 de janeiro, mas após uma votação entre os representantes dos 10 clubes, foi definido que o estadual começaria no dia 21. O principal articulador da mudança foi o CRB, após alegar que precisaria por lei conceder 30 dias de férias aos jogadores e um tempo mínimo de 25 dias de pré-temporada. O CSA foi a única equipe contra a mudança.
Na última semana, a FAF divulgou a tabela básica do Alagoano. Atual campeão, o CRB vai visitar na estreia o CSE, e o CSA vai receber o Murici. Os outros jogos da rodada inicial são: ASA x CEO, Miguelense x Coruripe e Santa Rita x Sete de Setembro. A FAF ainda não definiu os locais das partidas