Esportes

Título estadual e bom desempenho no Brasileiro: lembre a temporada do CRB

Por Globo Esporte 26/12/2016 10h10
Título estadual e bom desempenho no Brasileiro: lembre a temporada do CRB

O ano de 2016 foi bom para os regatianos. Nessa temporada, o CRB disputou competições importantes e comemorou o bicampeonato estadual. Diante do maior rival, a torcida vibrou com a conquista do Campeonato Alagoano. O torcedor ainda viu a equipe medir forças com o Vasco na Copa do Brasil e até vencer em São Januário pela Série B. E a massa regatiana celebrou ainda campanha do time no Brasileiro - o Galo terminou na sétima posição, com 58 pontos. O desempenho rendeu a negociação do garoto Luidy com o Corinthians e mais R$ 1,2 milhão nos cofres do clube para investir em 2017.

Mas não foram só as alegrias que marcaram o ano do clube. O CRB viveu também momentos complicados, como a punição do volante Olívio, pego no exame antidoping e suspenso pelo STJD por um ano. O atacante Zé Carlos também agitou o ambiente alvirrubro. Ele foi acusado de agredir uma mulher em um bar de Maceió e o caso foi parar na delegacia. Os regatianos lamentaram também a morte do dirigente Ednilton Lins. O vice-presidente geral morreu em novembro, vítima de câncer, aos 64 anos.

01 - JANEIRO

O CRB lançou a linha de uniforme para a temporada 2016 como primeira grande ação do ano. Também em janeiro, o clube renovou o patrocínio com a Caixa e garantiu R$ 1 milhão para a temporada. 

O time estreou em 2016 com vitória no Campeonato Alagoano. No Rei Pelé, o Galo atropelou o Murici por 5 a 1. Os gols da partida foram marcados por Marcelinho (duas vezes), Lúcio Maranhão, Jonata e Jussani. Lembre aí a primeira escalação do time na temporada: Julio César; Bocão, Audálio, Gabriel e Gleidson Souza; Olívio, Matheus Galdezani, Diego e Flavinho; Jonata e Lúcio Maranhão.

02 - FEVEREIRO

O zagueiro Audálio completou 100 jogos com a camisa do CRB e foi homenageado pela direção regatiana. Também em fevereiro, o Galo estreou com vitória na Copa do Nordeste. O time venceu o Estanciano, fora de casa, por 2 a 1. Além do time sergipano, o CRB dividiu o Grupo B com Coruripe e América-RN.

Pela segunda rodada do Nordestão, o CRB encarou o Coruripe. O Hulk levou a melhor: 1 a 0. Na terceira rodada, o Galo bateu o América-RN por 3 a 1. Neto Baiano marcou dois gols na partida.

O primeiro clássico da temporada contra o CSA, pela sexta rodada do Campeonato Alagoano, terminou empatado por 1 a 1. Os gols da partida foram marcados por Bocão, para o Galo, e Luis Soares, para o rival.

03 - MARÇO

O CRB perdeu o jogo de volta contra o Amércica-RN, por 1 a 0, na abertura do returno do Nordestão. A reabilitação veio diante do Coruripe, com uma vitória por 3 a 1, na casa do adversário. Na última rodada da primeira fase, o Galo empatou com o Estanciano por 0 x 0.

No Alagoano, o CRB enfrentou o CSA pela nona rodada. A equipe regatiana foi surpreendida e tomou uma goleada do maior rival: 4 x 1. Marcaram para o rival, Didira, Luis Soares, Panda e Kauan. Lúcio Maranhão descontou para os regatianos. A derrota mexeu com os jogadores, que saíram de campo dando declarações fortes. O técnico Mazola Junior deu logo o recado e disse que a final será dia 13 de maio. Balançou no cargo, mas acabou ficando.

Pela segunda fase do Nordestão, o CRB recebeu o Sport, no Rei Pelé, e venceu por 2 a 1, na reestreia do meia Diego Souza no Leão. O resultado ajudou a diminuir a fúria da torcida após a derrota no clássico e mudou o clima nos vestiários do Galo. O time deu a resposta e mostrou que tinha força para brigar pelo título alagoano.

04 - ABRIL

Na segunda fase da Copa do Nordeste, o CRB foi eliminado da competição depois de perder o jogo de volta contra o Sport por 1 a 0, na Ilha do Retiro. Em mais um clássico contra o CSA, válido pela última rodada do hexagonal do Alagoano, o Galo perdeu por 2 a 1. João Paulo e Bismarck fizeram para o rival. Leandro, contra, diminuiu para o CRB.

05 - MAIO

Desta vez o duelo com o CSA foi na decisão do Campeonato Alagoano. No primeiro jogo, o Galo levou a melhor: 2 a 0. Os gols foram marcados por Neto Baiano e Diego. A partida mudou radicalmente o panorama das finais. 

No dia 8, os regatianos venceram o CSA por 1 a 0 e ficaram com o título do Alagoano de 2016. O centroavante Neto Baiano mostrou oportunismo e garantiu a taça para o Galo. A partida ficou marcada pelo confronto entre torcedores das duas equipes após o jogo. Houve invasão de campo, correria e pancadaria no gramado do Estádio Rei Pelé. 
Foi em maio que a direção regatiana anunciou o retorno do meia Gerson Magrão e do atacante Zé Carlos. Também foram contratados os zagueiros Adalberto e Flávio Boaventura.

Pela Copa do Brasil, dia 11, o CRB recebeu o Vasco. O jogo foi válido pela segunda fase da competição nacional, e o time regatiano perdeu por 1 a 0. Na partida de volta, em São Januário, o Galo teve boa atuação e empatou por 1 a 1. Quase passou. O resultado não foi suficiente e a equipe saiu da disputa. 
No dia 14, o CRB estreou com vitória na Série B do Brasileiro. Fora de casa, o time do técnico Mazola Júnior bateu o Londrina por 1 a 0. (veja o gol de Luidy no vídeo abaixo)

06 - JUNHO

O clube seguiu se reforçando para a Série B e anunciou a contratação do meia Roger Gaúcho, e dos atacantes Welinton Júnior e Assisinho. Nesse mesmo período, o volante Rivaldo, pouco aproveitado pelo técnico Mazola Júnior, pediu para ser desligado.

Zé Carlos foi regularizado e reestreou com a camisa alvirrubra. Contra o Joinville, pela 13ª rodada da Série B, ele deixou sua marca e fez um dos gols da vitória regatiana por 3 a 1.

07 - JULHO

O mês foi agitado nos bastidores do CRB. Negativamente. O atacante Lúcio Maranhão recebeu proposta de fora do pais e deixou o clube. O centroavante Zé Carlos, artilheiro do time na Série B, se envolveu em uma briga e foi denunciado na Delegacia da Mulher. O jogador teve que prestar depoimento. Ele foi acusado de ter agredido uma jovem em um bar de Maceió.

A movimentação não parou. O volante Olívio testou positivo no antidoping e foi suspenso pelo STJD. O exame feito no jogo contra o Vasco, dia 11 de maio, pela Copa do Brasil, acusou a substância testosterona, proibida no Regulamento de Controle de Doping da Confederação Brasileira de Futebol e da Agência Mundial Antidoping (WADA). Os problema de julho acabaram refletindo no restante da temporada e o time também perdeu fôlego na Série B. O primeiro turno fez até torcida sonhar com o acesso.

08 - AGOSTO

Com bom desempenho da Série B, o jovem Luidy começou a despertar interesse dos grandes times do futebol brasileiro. Também em agosto, o clube conseguiu efeito suspenso e o volante Olívio foi liberado para atuar na Série B.

09 - SETEMBRO

O lateral Pery chegou para reforçar o time na disputa da Segundona. Ainda em setembro, o clube confirmou a negociação do garoto Luidy com o Corinthians. O caso Olívio voltou também a ser pauta no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). 

10 - OUTUBRO

O STJD julgou o recurso do CRB e manteve a punição imposta ao volante Olívio. O jogador foi suspenso de suas atividades por um ano. Após a decisão do tribunal, a diretoria do clube regatiano anunciou a renovação de contrato do atleta por mais uma temporada.

Pela Série B, o Galo visitou o Vasco e fez estragos em São Januário. Com dois gols de Zé Carlos, o time regatiano bateu o tradicional adversário por 2 a 1. Foi um dos momentos mais marcantes do CRB na temporada. Até o cartola Eurico Miranda fechou a janela do seu camarote no estádio do time carioca (veja abaixo como foi).

11 - NOVEMBRO

O CRB perdeu em casa por 1 a 0 para o Paysandu e acabou de vez o sonho de acesso à Primeira Divisão do Brasileiro. No mesmo dia, o técnico Mazola Júnior comemorou cem jogos no comando do time regatiano. Também em novembro, novo recurso do caso Olívio foi julgado pelo STJD e mais uma vez o tribunal manteve a suspensão do jogador. 

O CRB encerrou sua participação na Série B do Brasileiro com uma bela vitória sobre o Luverdense por 3 a 0, no Rei Pelé. O Galo terminou a disputa na sétima posição, com 58 pontos. Zé Carlos foi o artilheiro da equipe no campeonato, com nove gols. 

O clube também perdeu em novembro um de seus dirigentes. Morreu aos 64 anos, o vice-presidente geral Ednilton Lins. Após o encerramento da Segundona, o técnico Mazola Júnior anunciou que não permaneceria no clube para 2017. A direção regatiana anunciou também o substituto: Léo Condé (ex-Goiás). 

12 - DEZEMBRO

De cara, o presidente do CRB, Marcos Barbosa, revelou um desentendimento com o atacante Zé Carlos e descartou a possibilidade da permanência do jogador no clube. Os atletas Gerson Magrão e Glaydson Almeida também anunciaram que não ficariam para a temporada 2017. Magrão, inclusive, fechou com o América-MG. 

Barbosa foi aclamado presidente e vai seguir no comando do clube por mais dois anos. A direção regatiana também anunciou nomes para a próxima temporada: os laterais Edson Ratinho (ex-Paysandu) e Jefferson Recife (ex-Botafogo-PB), os meio-campistas Jorginho (ex-ASA), Yuri (ex-Remo), Sérgio Mota (ex-Luverdense) e Clebinho (ex-Fortaleza), além do atacante Elias, ex-Sampaio Corrêa, vão se apresentar no dia 2 de janeiro para iniciar o novo ano do Galo.