Esportes

Especialista explica a importância da respiração durante atividade física

Por Globo Esporte 03/01/2017 10h10
Especialista explica a importância da respiração durante atividade física

Muitos aspectos precisam ser observados durante a atividade física. Um dos mais importantes, é a respiração. Saber respirar na hora do exercício é fundamental e pode fazer diferença na performance do praticante, é o que explica o doutor em ciências do desporto, Amandio Geraldes. O especialista destaca que é importante observar o ritmo de respiração, e aconselha quando inspirar e expirar. 

– Respirar é uma coisa básica. O corpo precisa de energia para fazer qualquer coisa, e a energia vem do oxigênio e da comida que você ingere. O oxigênio para ser levado para o músculo, ele precisa que antes você inspire o ar. Temos duas fases: a inspiração, que é ativa, que é quando o diafragma é contraído para baixo, e empurra o abdome, aumentando a cavidade pulmonar. A outra é a expiração, que é quando você coloca o ar para fora e o diafragma relaxa e você expele o ar. Quando a gente precisa mais de energia é porque precisa de mais oxigênio. 

Durante a atividade física as frequências cardíaca e respiratória aceleram. De acordo com o especialista, a respiração correta ajuda a estabilizar esses níveis.

– Quando a gente precisa mais de energia é porque se precisa de mais oxigênio, de mais sangue. A respiração é muito importante, quando a gente está em repouso a nossa frequência cardíaca está em torno de 60, o círculo respiratório em torno de 12, quando se está fazendo força a frequência cardíaca vai para 200, e a frequência respiratória vai para até 60. 
Muita gente tem dúvida sobre a forma correta de respirar, se pela boca ou se pelo nariz. Amandio Geraldes explica qual é a melhor maneira.

– A forma certa é pelo nariz. Sempre que for possível respire pelo nariz. O nariz tem a função de aquecer e limpar o ar, a qualidade é melhor quando o ar é aspirado pelo nariz. Mas, entende-se que muitas vezes é necessário respirar pela boca, a cavidade do nariz é pequena e muitas vezes precisamos de uma quantidade grande de ar.
Na maioria das vezes, o indicado é expirar durante o esforço físico. Mas, o especialista lembra que a regra não se aplica a todos os casos. Na hora do agachamento, por exemplo, o indicado é expirar durante a subida e segurar o ar na descida. 

– Deve-se expirar durante o esforço. Quando você levanta o peso tem que colocar o ar para fora, quando abaixar o peso deve-se inspirar. Essa respiração diminui a probabilidade de hipertensão. Mas atenção, ela tem que ser usada com cuidado, se você for fazer um agachamento expirando você não levanta. A coluna não segura.