Esportes
PyeongChang 2018 apresenta tocha e abre portas a atletas norte-coreanos
A um ano do início dos Jogos de Inverno de PyeongChang 2018, o Comitê Organizador apresentou a tocha e os uniformes dos condutores do revezamento que antecede o evento esportivo. Durante a cerimônia, o presidente da entidade, Lee Hee-beom, acenou com uma mensagem de paz e afirmou que atletas norte-coreanos serão bem-vindos e esperados no evento.
- Vamos deixar que todos os países participem, desde que promovam a paz. A Coreia do Norte não é uma exceção a isso. Não acredito que a tensão se tornará mais séria. Os Jogos serão focados na paz. Acredito que a Coreia do Norte tem a responsabilidade de fazer a parte dela se quiser paz, e eles (norte-coreanos) também têm o direito de competir – disse Hee-beom.
O dirigente posou com modelos e atletas que exibiram os uniformes branco e dourados que serão utilizados pelos condutores. A tocha também utiliza as mesmas cores e mede 70 centímetros de altura – ou 700 milímetros, como preferiu dizer o Comitê Organizador, para fazer uma analogia com os 700m de altura a que PyeongChang está em relação ao nível do mar.
- Creio que o revezamento da tocha anunciará três Jogos Olímpicos consecutivos na Ásia. Será uma chama de harmonia para simbolizar a paixão que conecta as pessoas, os coreanos e o mundo, as cinco chamas se juntarão para representar a união. Trabalhar com Pequim 2022 e Tóquio 2020 irá gerar um boom olímpico – disse o diretor cultural de PyeongChang 2018, Kim Dae-hyun, em referência tanto ao projeto da tocha quanto às edições seguintes dos Jogos de Inverno e Verão.