Esportes
Seduc confirma participação alagoana na etapa nacional no Jogos Escolares
Alagoas já está com a sua participação confirmada no maior evento esportivo escolar do país, os Jogos Escolares da Juventude (JEJ). Nesta quarta-feira (28), em reunião no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) divulgou a participação alagoana no evento e apresentou o novo formato dos Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal), cujas inscrições deverão ser efetuadas de 16 a 20 de abril.
Segundo a superintendente do Sistema Estadual de Educação, Wilany Felix, Alagoas confirmou sua presença no JEJ desde o início de fevereiro. “Estamos cumprindo todas as solicitações e prazos do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e temos apenas algumas questões a serem definidas até 14 de março”, informa a superintendente.
Wilany disse também que a organização do Jeal 2018 seguirá as orientações da etapa nacional. “Estamos iniciando a mobilização das redes de ensino, bem como a organização e elaboração de regulamento, tudo com base nas mudanças do nacional”, explica. O regulamento dos Jogos está previsto para ser publicado até o final de março.
Jeal
De acordo com o coordenador-geral do Jeal e interlocutor da Seduc junto ao COB, Henrique Vilela, este ano, os jogos em Alagoas não terão etapas municipais e a competição já começa na etapa regional.
As inscrições, que serão presenciais, devem ser efetuadas no período de 16 a 20 de abril, nas Gerências Regionais de Educação (Geres), para as escolas do interior e no Cepa para as da capital. Para esta etapa, as disputas ocorrem de 21 a 27 de maio.
Com prazo de inscrições marcado entre 4 a 8 de junho, a etapa estadual do Jeal também traz novidades. Uma delas é a disputa em dois momentos: uma exclusiva para o futsal, modalidade coletiva com maior número de times concorrentes, de 1º a 9 de julho, e as demais, em três datas distintas: 23 a 26 de julho para o atletismo, ginástica rítmica, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez; 28 a 31 de julho para o ciclismo, natação, badminton e voleibol; e de 2 a 5 de agosto para o basquetebol, handebol, judô e luta olímpica.
Paradesporto
A coordenadora do Jeal Paraescolar, Rosangela Gomes, também participou da reunião e destacou a importância da mobilização dos profissionais de Educação Física para os trabalhos de identificação e inclusão de novos atletas nas modalidades a serem ofertadas: bocha, atletismo e natação. E que para esta última modalidade está prevista uma formação para professores da rede estadual ainda neste primeiro semestre.