Esportes
Brasil joga contra a Sérvia nesta quarta (27)
Para os sérvios, só a vitória interessa. Com uma possível vitória, a Sérvia vai a 6 pontos
A seleção brasileira enfrenta mais um desafio nesta quarta-feira (27). Dessa vez, a disputa é contra a Sérvia, e um empate já garante a classificação dos brasileiros. O jogo acontece às 15h (horário de Brasília), em Moscou.
No entanto, os brasileiros não subestimam o seu adversário, visto que uma derrota pode representar a eliminação da seleção pentacampeã mundial. Atualmente, o Brasil lidera o grupo E com 4 pontos, mesmo número da Suíça (seleção do ‘grupo E’ e que também joga hoje contra a Costa Rica), mas com vantagem de 2 a 1 no saldo de gols.
Para os sérvios, só a vitória interessa. Com uma possível vitória, a Sérvia vai a 6 pontos e deixaria a seleção de Tite na pendência do resultado de Suíça e Costa Rica.
Desempate
Se os jogos do Brasil contra a Sérvia e Suíça contra Costa Rica terminarem empatados, seja na liderança, com sete pontos, seja em segundo e terceiro lugares, com quatro (em caso de derrota dos dois), o primeiro critério de desempate é o saldo de gols.
Brasil e Suíça têm três gols cada um. Ou seja, para a seleção brasileira ser eliminada hoje, na fase de grupos, precisa perder para a Sérvia e a Suíça pontuar contra a Costa Rica, ou então perder por um placar inferior. Por exemplo, se o Brasil for derrotado por 2 a 0, e a Suíça, por 2 a 1, passam os europeus.
O terceiro critério de desempate é o confronto direto, mas as duas seleções empataram por 1 a 1 na primeira rodada. Caso o Brasil perca por 2 a 0 e a Costa Rica bata a Suíça por 1 a 0 (ou 3 a 0 e 2 a 0), a classificação será decidida no fair play.
Cartões amarelos valem um ponto; cartão vermelho por segundo amarelo, três; e vermelho direto, quatro. Passa para as oitavas de final aquele que tiver menos pontos.
Escalação
A seleção brasileira irá a campo com a mesma equipe que pegou a Costa Rica: Alisson; Fagner, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Casemiro, Paulinho, Willian, Philippe Coutinho e Neymar; e Gabriel Jesus.
Estratégia brasileira
O técnico Tite confirmou que repetirá o time que começou a última partida, contra a Costa Rica. O Brasil deverá ter uma atenção especial com o jogo aéreo do adversário, visto que os atacantes sérvios são mais altos que a defesa brasileira e isso pode ocasionar alguns problemas para a seleção.
O adversário
Mesmo precisando mais da vitória do que o Brasil, a estratégia da Sérvia é de jogar a responsabilidade de atacar para o Brasil, fechando espaços e apostando em bolas paradas, como a Suíça fez, e dessa forma crescer em campo, buscando a vitória em cima dos brasileiros.
Além de Brasil e Sérvia, as seleções da Suíça e Costa Rica também se enfrentam no mesmo horário que o jogo brasileiro, pois fazem parte do mesmo grupo, o E, ou seja, a tarde desta quarta será decisiva para essas quatro seleções.
A Suíça precisa de um empate contra a já eliminada Costa Rica para se classificar. Os suíços até podem se classificar com uma derrota, desde que a Sérvia perca seu jogo. Mas a expectativa é sempre de vitória.
Oitavas de final
Após a fase de grupos, que encerra nesta quinta-feira (28), dois dias depois, no sábado, iniciam os confrontos das oitavas de final. O primeiro colocado de cada um enfrenta o segundo de outro nas oitavas de final. Assim, o Brasil e a Alemanha, confirmando suas classificações, só não se enfrentam se ambos passarem em primeiro ou em segundo em seus grupos.
Quatro confrontos já foram definidos: França e Argentina jogam no sábado (30), às 11h. Uruguai e Portugal se enfrentam no mesmo dia, às 15h.
No domingo (01), Espanha e Rússia jogam às 11h e Croácia e Dinamarca às 15h.