Esportes

Hamilton revela quem foi maior adversário em 13 anos na F1

Por Globo Esporte 30/04/2020 10h10
Hamilton revela quem foi maior adversário em 13 anos na F1
Lewis Hamilton GP EUA Fórmula 1 — Foto: Mark Thompson/Getty Images

Com 84 vitórias e seis títulos mundiais na Fórmula 1, Lewis Hamilton já enfrentou grandes adversários. Logo no primeiro ano, teve rivalidade ferrenha com Fernando Alonso na McLaren. Depois, batalhou ponto a ponto com Felipe Massa para ganhar o título de 2008. Mais tarde, teve Nico Rosberg como duro oponente como companheiro na Mercedes. E, mais recentemente, encarou Sebastian Vettel pilotando pela Ferrari. Mas, segundo Hamilton disse ao jornal "Corriere della Sera", nenhum deles foi seu maior rival.

"Pilotei contra alguns pilotos muito talentosos ao longo dos anos, e todos vêm com seus próprios desafios. Mas, ultimamente, estou competindo comigo mesmo: sou meu crítico mais duro."

Já ao fotógrafo inglês John Rankin, que já clicou Hamilton em diversas ocasiões para revistas de moda e comportamento, o hexacampeão mundial falou sobre as dificuldades que teve para amadurecer como piloto e pessoa:

- Quando eu era mais jovem, tive muita dificuldade com derrotas. Levei isso muito para o lado pessoal e tinha uma tendência de realmente me punir. Agora eu sei que erros são uma chance de melhorar. Se você quer ter sucesso nesse esporte, precisa ser apaixonado e ter a mentalidade de vencer. Pilotos jovens querem desafiar pilotos mais velhos e deixar sua marca, mas ser mais rápido do que as pessoas com experiência nunca é fácil.

Por fim, o piloto da Mercedes destacou que não adianta ter talento para ser tão vitorioso. O trabalho fora das pistas é fundamental para que sejam alcançados os objetivos.

- Ninguém poderia ser um piloto de F1 apenas com talento. Ao longo da temporada, você precisa se exercitar regularmente para se manter em boa forma. Eu tenho de controlar um carro com oito vezes o meu peso corporal, de modo que exercícios e manutenção, incluindo sono e dieta, são muito importantes - apontou.

Aos 35 anos, Lewis Hamilton está em seu último ano de contrato como piloto da Mercedes. O inglês está a apenas sete vitórias e um título de igualar os principais recordes do alemão Michael Schumacher na Fórmula 1.