Esportes
Modalidades de eSports conquistam o mainstream: conheça algumas das principais
De acordo com um estudo do site norte-americano The Game Haus, especializado na cobertura dos esportes eletrônicos, pouco mais de 60% dos fãs dessas modalidades possuem entre 18 e 34 anos.
Originalmente considerados de nicho, os diversos títulos de eSports conquistaram o mainstream ao longo da última década. De first person shooters (FPS) até multiplayer online battle arena (MOBA) é possível encontrar todo tipo de modalidades e aqui será possível conhecer as principais.
Crescimento acelerado ao longo dos últimos anos
De acordo com um estudo do site norte-americano The Game Haus, especializado na cobertura dos esportes eletrônicos, pouco mais de 60% dos fãs dessas modalidades possuem entre 18 e 34 anos. Isso significa que uma parcela significativa dos entusiastas está entre as gerações X e Y.
Ambas gerações cresceram com diversos tipos de equipamentos e entretenimento eletrônicos disponíveis, além de contarem com um alto número de empreendedores no e-commerce, de forma que não é difícil entender essa preferência.
FPS (First Person Shooter): gênero mais antigo e um dos mais populares
Os títulos de FPS são uma das primeiras modalidades de esportes eletrônicos e até hoje possuem muitos fãs. Lançados em 1974, os games Spasim e Maze War são considerados os grandes precursores da categoria, que atualmente conta com títulos modernos como Rainbow6 (R6), Counter-Strike (CS:GO) e Overwatch.
Esse gênero, como o nome em inglês sugere, coloca os jogadores na pele de um protagonista em primeira pessoa, que junto de uma equipe deve utilizar as ferramentas disponíveis, que vão de armas tradicionais até escudos mágicos e habilidades psíquicas, para alcançar um determinado objetivo antes do time rival.
Os campeonatos costumam atrair milhões de entusiastas de todos os cantos do mundo e vale mencionar que o Brasil é um dos maiores países em questão de grandes craques, tendo vencido dois mundiais de CS:GO e contando com lendas nacionais como Gabriel “Fallen” Toledo e Fernando “Fer” Alvarenga.
Card games e poker são algumas das opções favoritas dos entusiastas
Jogos de cartas colecionáveis são outra modalidade que conquistou muitos adeptos na última década. Pokémon, Yu-Gi-Oh! e Magic: The Gathering saíram diretamente do mundo real para o virtual e títulos como Gwent e Hearthstone desde o início começaram digitais.
Existem diversos tipos e temáticas de collectible card games (CCG), como esses títulos são chamados, mas os principais elementos envolvidos são a criação de decks personalizados e a utilização de diferentes mecânicas de jogo, que podem envolver desde o uso de feitiços e cartas armadilha até monstros lendários.
É verdade que ainda há discussão sobre o poker ser ou não considerado um eSport, mas independentemente dessa definição, o fato é que as suas diversas modalidades online contam com muitos fãs em plataformas como a Twitch.
No já mencionado estudo da The Game Haus, também foi identificado que a maior parte de entusiastas entre 18 a 34 anos prefere jogar poker online através das plataformas disponíveis e existe um número ainda mais significativo de pessoas que assistem partidas de forma rotineira.
Por exemplo, em maio de 2020 mais de 60 mil entusiastas se juntaram para ver o competidor Lex Veldhuis disputar um torneio online contra centenas de oponentes em busca de um grande prêmio de um milhão de dólares.
Vale mencionar também o grande número de jogadores que passaram de outras modalidades de esportes eletrônicos para o poker online, com destaque para nomes como Bertrand “ElkY” Grospellier e Doug “WCGRider”, que possuem carreiras impressionantes.
MOBA (Multiplayer Online Battle Arena): muita estratégia e boas doses de emoção
Outra modalidade muito popular de esportes eletrônicos é a dos MOBAS, que envolvem duas equipes com diversos jogadores batalhando em um mapa para completar um determinado objetivo, que pode ser conquistar a base de um adversário ou juntar o maior número de pontos possíveis.
Dominada por clássicos modernos como Defense of the Ancients 2 (Dota 2) e League of Legends (LoL), a ação frenética com altas doses de estratégia dos MOBAS atraiu um número impressionante de atletas, que têm funções e papeis exclusivos em cada partida, assim como fãs, que gostam de observar a maestria desses profissionais.
Aqui podemos destacar o Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLoL), que é considerado um dos maiores e principais campeonatos dos esportes eletrônicos.
Outras modalidades também fazem sucesso
Além das modalidades mencionadas acima, outras como battle royales, simuladores esportivos e versões eletrônicas de esportes como futebol e basquete também contam com muitos fãs.