Esportes
Maceió recebe Campeonato Brasileiro de Voleibol Sentado
Primeira etapa do torneio principal da modalidade paradesportiva segue até a quinta-feira (23)
Após receber a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Surf, agora a capital alagoana está sediando o Campeonato Brasileiro Feminino de Voleibol Sentado. A primeira etapa da 16ª edição da competição começou na segunda-feira (20) e segue até quinta-feira (23), com jogos pela manhã e à noite, no piso 1 do Maceió Shopping.
Paradesportistas de quatro times do Brasil - uma equipe de Maceió, duas de Goiás, uma de São Paulo e outra de Santa Catarina - disputam a melhor posição para chegar no segundo turno com mais chances de conquistar o título.
O Campeonato conta com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), Confederação Brasileira de Voleibol para Deficientes (CBVD) e Maceió Shopping. Os duelos também podem ser acompanhados por meio do Canal no Youtube da CBVD.
“Nesse retorno do campeonato integral, a CBVD resolveu prestigiar o Nordeste, iniciando em Maceió. Aqui se encontram 100% da seleção brasileira feminina de voleibol sentado, as atuais medalhistas, tanto do Rio de Janeiro, como de Tóquio. E para a gente, é muito importante divulgar o paradesporto. Agradeço o apoio da Prefeitura de Maceió, por meio da Semtel. Ele foi essencial para concretizarmos esse campeonato”, destacou o presidente da competição, Angelo Alves Neto.
Segundo o diretor de esporte da Semtel, Francisco Carlos do Nascimento (Chicão), cada vez mais a Prefeitura de Maceió tem investido em ações voltadas para o fomento do esporte, sobretudo pelo seu poder de transformação social.
“Maceió é a segunda maior cidade do Brasil e a primeira do Nordeste com mais times de voleibol sentado. Quem ganha com a realização do campeonato deste ano são os atletas que estão participando e a própria cidade por divulgar um grande evento esportivo à nível nacional. O esporte tem o poder de transformar realidades, por isso temos nos empenhado para fomentar cada vez mais esse segmento na capital”, pontuou.
De acordo com o coordenador do torneio, Adalberto Castro, a principal novidade deste ano, em termos de estrutura, é a narração ao vivo das partidas, que não puderam ser realizadas integralmente devido à pandemia.
“No ano passado, a CBVD transmitiu todos os jogos pelas suas redes sociais, apenas registros do primeiro turno do voleibol feminino e a série de ouro masculina. Agora, temos a narração dos dois turnos de um torneio, onde todas as atletas que ficaram em 1º, 2º e 3º lugares ganham bolsa do Governo Federal”, revelou.
Convocada para integrar a seleção principal no início deste ano, a gasparense Suze Mara Pascali, de Santa Catarina, que conheceu Maceió pela primeira vez, contou como estão os preparativos da seleção brasileira feminina para o restante da temporada.
“A equipe do sul que eu participo é toda jovem. Duas atletas integram a seleção brasileira e estamos nos preparando para o Campeonato Mundial da modalidade, que será no fim do ano. Até então, o esporte não era muito difundido na minha região. Então, agora está crescendo mais e a gente está com uma perspectiva bem positiva de brilhar neste campeonato”, disse.