Esportes

Campeonato de beach tennis em Alagoas quebra recorde mundial de atletas

Evento ocorrerá entre os dias 3 e 7 de agosto e terá premiação total de US$ 40 mil

Por Redação com Assessoria 26/07/2022 08h08 - Atualizado em 26/07/2022 09h09
Campeonato de beach tennis em Alagoas quebra recorde mundial de atletas
Atletas durante torneio realizado pelo Macena Open de Beach Tennis - Foto: Reprodução/Redes Sociais

Alagoas fará história no beach tennis, esporte que mais cresce no Brasil. Isso porque o Macena Open, que será realizado entre os dias 3 e 7 de agosto, na Praia do Francês, em Marechal Deodoro, quebrou o recorde oficial em número de atletas de qualquer evento do circuito mundial da Federação Internacional de Tênis e da Confederação Brasileira de Tênis (CBT).

Ao todo serão 1.680 atletas, sendo 2.640 inscrições entre profissionais e amadores divididos nas categorias Dupla Masculina e Feminina profissional e amadores A.B, C e D, além das duplas mista, simples, veteranos e juvenis. O torneio tem atletas de nove países. Além do Brasil, haverá jogadores de Chile, Paraguai, Espanha, Itália, França, Letônia, Aruba e Venezuela.

A competição é uma das mais importantes do circuito mundial e tem a premiação total de US$ 40 mil na categoria BT 400 e 470 pontos no ranking mundial. Além disso, terá a transmissão ao vivo das semifinais e finais, pelo Sportv.

"Foram 1.060 amadores da CBT, mais a categoria D da Federação Alagoana. O evento tornou-se o maior torneio oficial chancelado pelas entidades oficiais do esporte no Brasil, com mais os profissionais pela ITF. Isso mostra como nosso esporte está forte, está crescendo e o trabalho que está sendo feito é refletido neste evento em Marechal Deodoro, na Praia do Francês", disse Jefferson Pinto, coordenador de beach tennis da Confederação Brasileira da modalidade.

Ele acrescentou: "Serão 40 quadras, com 25 iluminadas e esperamos dois ou três eventos deste porte por ano no País. Gostaria de parabenizar o André Macena e o Lucas Romariz, pela organização, junto com Gilson França, presidente da Federação Alagoana, pelo trabalho. E que tenhamos um grande evento".

Já André Macena, idealizador e organizador do torneio, destacou: "Alagoas, realmente, é uma estrela radiosa. De forma despretensiosa, nascendo de uma comemoração de aniversário, hoje toma proporções que nunca imaginaria, mas o trabalho em equipe e a entrega de todos nos fizeram chegar aqui. O sentimento maior é de gratidão, a todos que apoiaram, junto com a felicidade de proporcionar momentos de alegria na vida das pessoas com este estado que tanto amo, com locais paradisíacos e um povo acolhedor que se orgulha de mostrar sua terra".

"Quis o capricho do destino que a cidade onde houve o primeiro torneio de BT no estado hoje é a detentora do recorde mundial de atletas em uma competição de BT. Então, fazer parte disso me muito orgulha", emendou Macena.

Número 1 do mundo joga no masculino

A competição terá a presença do número 1 do mundo masculino, o espanhol Antomi Ramos, dos números 4 e 5, o italiano Mattia Spoto e o francês Nicolas Gianotti, do sexto colocado, o italiano Tomaso Giovannini, do sétimo e número 1 do Brasil, o catarinense André Baran, do francês Theo Irigaray (8º), o santista Allan Oliveira (9º), e do italiano Doriano Beccaccioli (10º).

Vinicius Font, ex-número 1 do mundo e atual 13º, é outra atração. Ele estará jogando ao lado do multi-campeão mundial, o italiano Marco Garavini.

Já entre as mulheres, a italiana Nicole Nobile, terceira do ranking, é a principal ranqueada, jogando com a compatriota Sofia Cimatti (5ª). A paranaense Rafaella Miiller, ex-número 1 e atual 4ª colocada, será a principal do País. Ele atuará com a venezuelana Patrícia Diaz (6ª). A italiana Flaminia Daina, 7ª colocada, também joga.

E as brasileiras Vitória Marchezini, de 16 anos, e Marcela Vita, empatadas na oitava posição, formam forte dupla brasileira na briga pelo troféu.

De Alagoas


Os alagoanos vão buscar surpreender. Entre os homens, estão os campeões do pré-quali, Eurico Cahu e Gabriel Padilha, e o jovem Pedro Consiglio, que estarão na chave principal por convite. E entre as meninas, Agatha Wanderley, paulista radicada em Maceió, também atua. Vale destacar que Agatha é filha de Ida, medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Atlanta 1996.

Programação Prévia


3/08 - Quali de duplas Masculino/Feminino e Simples Profissional Masculino e Feminino4/08 - Torneio Amador por Idades e Duplas Masculino e Feminino5/08 - Duplas Masculino e Feminino e Início Duplas Mistas Amador6/08 - Finais Duplas Masculina e Feminina Profissional e Início Duplas Amadoras Masculino e Feminino7/08 - Eliminatórias/Finais Duplas Amadoras e Duplas Mistas Profissional