Esportes

Grupo de idosas capoeristas participam de cerimônia de troca de cordas

O grupo conta com cerca de 30 mulheres da melhor idade que se reunem para a prática do esporte

Por Luiz Felipe Pimentel (estagiário)/Ascom Semas 03/08/2022 09h09 - Atualizado em 03/08/2022 16h04
Grupo de idosas capoeristas participam de cerimônia de troca de cordas
O grupo conta com cerca de 30 mulheres da melhor idade. - Foto: Gabriel Moreira/Secom Maceió

Nesta quarta-feira (03) o grupo de Capoeiristas Formosas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Centro de Referência de Assistência Social, (Cras) Pitanguinha, vai passar pela tradicional cerimônia de troca de cordas. O evento acontece na sede do Lar São Domingos, no bairro da Mangabeiras, às 9h.

Esta é uma graduação que os alunos recebem dos mestres e é traçada pelo desempenho, disciplina e aplicação nas aulas. O grupo conta com cerca de 30 mulheres da melhor idade, elas se reúnem duas vezes na semana no espaço do Cras Pitanguinha.

Ivanildo Antônio da Silva Santos, conhecido como mestre Besourão, está à frente do grupo desde sua fundação. É ele quem passa os ensinamentos da capoeira, cultura afro e transforma o esporte em ferramenta de inclusão e pedagógica para as mulheres do projeto.

“Trabalhamos aqui uma construção de identidade cultural, melhoria de autoestima, contra o sedentarismo, levando essas mulheres ao protagonismo e promovendo a ressocialização delas, essa é a maior contribuição da capoeira, como instrumento social e pedagógico”, declarou mestre Besourão.

O Centro de Referência de Assistência Social, Cras Pitanguinha, fica na Rua Cônego Tobias, S/N, no bairro Pitanguinha. Para mais informações sobre essas e outras atividades é só ligar para o (82) 3312-5955.