Esportes

Federação Alagoana de Handebol promove 1º festival para pessoas com deficiência

O festival acontecerá no ginásio do CDR, no Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas (CEPA), no bairro do Farol, em Maceió

Por Assessoria 25/08/2022 09h09
Federação Alagoana de Handebol promove 1º festival para pessoas com deficiência
Todas os tipos de deficiência são aceitos no universo da modalidade - Foto: Rosilene Miliotti

A Federação Alagoana de Handebol (FAHd) promove, de forma gratuita, no próximo sábado (03/09), o Primeiro Festival de Handebol em cadeira de Rodas. O festival acontecerá no ginásio do CDR, no Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas (CEPA), no bairro do Farol, em Maceió, a partir das 8 horas da manhã.

Oficinas teóricas serão montadas, de 8h às 10h, onde será possível compreender as regras, o fundamento da modalidade e suas adaptações, técnicas de mobilidade com a cadeira de rodas. De 10h ao meio-dia, ocorrerá o festival com a execução dos conhecimentos adquiridos nas cadeiras de rodas.

Flávio Melo, Coordenador de Handebol adaptado da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), explicou que para realizar a prática, antes é feito uma classificação funcional, mas todas os tipos de deficiência são aceitos no universo da modalidade. 

“Além do festival, todas as terças e quintas, no próprio ginásio do CDR, de 7h às 9h, são oferecidos treinos gratuitos e abertos a toda a população que quiser praticar a modalidade adaptada. Disponibilizamos, além do espaço, cadeiras adaptadas. O objetivo é proporcionar uma melhor qualidade de vida, por meio da dinâmica inclusiva do esporte” destacou Flávio.

As inscrições podem ser feitas até o dia 2 de setembro, por meio do preenchimento de um formulário existente na página da FAHd no Instagram o @fahdhandebol ou por meio do celular (82) 999913-3940.

A ação foi contemplada por meio do edital Yohansson Nascimento, da Secretaria do Esporte Lazer e Juventude (Selaj), que tem por objetivo fomentar o esporte amador em Alagoas e contou, também, com parceiros externos como a Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (ADEFAL) e o Instituto Federal de Alagoas (IFAL).