Esportes

Em discurso emocionante, jogador de basquete assume homossexualidade: "Só quero ser eu mesmo"

Com o anúncio, ele se torna o primeiro jogador profissional da modalidade, que jogam pelas principais ligas de basquete masculinas, a se declarar abertamente gay

Por Terra 17/11/2022 12h12 - Atualizado em 17/11/2022 14h02
Em discurso emocionante, jogador de basquete assume homossexualidade: 'Só quero ser eu mesmo'
Jogador foi o primeiro das grandes ligas profissionais a se assumir homossexual - Foto: Reprodução

Com um semblante sério e com uma voz embargada, o jogador de basquete australiano Isaac Humphries pivô do Melbourne United, fez nesta semana o que ele mesmo chamou de uma das tarefas mais difíceis de sua vida: assumir a sua homossexualidade na frente de todos os colegas e comissão técnica da equipe em que atua.

Com o anúncio, ele se torna o primeiro jogador profissional da modalidade, que jogam pelas principais ligas de basquete masculinas, a se declarar abertamente gay.

Um vídeo do atleta fazendo o comunicado circulou nas redes nesta quarta-feira, 16. Nele, Humphries conta aos demais jogadores que, durante anos, se sentiu sozinho e em "um lugar escuro" porque não conseguia aceitar a própria sexualidade. Na conversa, ele relata que sua angústia era tamanha que chegou ao ponto de tentar tirar a própria vida.

"Eu odiava isso em mim. Eu estava com nojo de mim mesmo. Eu achava que não poderia ser essa pessoa dentro do nosso ambiente, dentro do ambiente do basquete", disse o pivô sob os olhares atentos dos demais jogadores do time.

A forma de se enxergar mudou quando Humphries começou a se aceitar. "Então, veio a grande questão: como vou ser jogador de basquete e entrar em um novo time agora que eu não quero esconder quem eu sou de verdade?. Decidi que, se eu vou entrar em um novo time, vou vir a público e simplesmente garantir que as pessoas saibam que você pode viver sem se esconder", disse o pivô.

Na conversa, Isaac Humphries explica que o seu gesto de leva em consideração também o sofrimento de pessoas que, assim como ele, sentem dificuldades em se aceitar e não "conseguem viver".

"Eu sei como é se sentir assim e eu quero representar essas pessoas", afirmou. "Esse é o meu objetivo por trás disso: fazer com que as pessoas saibam que elas podem ser quem elas querem ser. Eu só quero ser eu mesmo. Eu descobri que esse é o meu propósito na vida e eu vou dar o meu melhor para isso", concluiu Humphies, sob aplausos.