Esportes

Zagueiro alagoano quer seguir os caminhos de Pepe e sonha em atuar pela seleção portuguesa

Aos 20 anos, José Gabriel Santos Bezerra é destro e defende as cores do Portimonense, de Portugal

Por Ruan Teixeira 24/04/2023 16h04 - Atualizado em 24/04/2023 19h07
Zagueiro alagoano quer seguir os caminhos de Pepe e sonha em atuar pela seleção portuguesa
José Gabriel já vestindo a camisa do seu atual clube, o Portimonense - Foto: Arquivo pessoal

Natural do Tabuleiro dos Martins, bairro da parte alta de Maceió, o zagueiro José Gabriel Santos Bezerra, de apenas 20 anos, mora em Portugal e atua pelo Portimonense, clube que disputa a primeira divisão da Liga Portuguesa. 

Em entrevista ao Jornal de Alagoas, ele falou sobre planos futuros, sonhos de infância e contou um pouco de sua história. 

O jovem jogador diz não ter religião, mas menciona sempre Deus em suas falas: "Meus planos estão nas mãos de Deus. Sem nenhuma pressa ou afobação, pois só Deus sabe de todas as coisas", destacou, ao falar sobre alguns de seus sonhos de criança. José Gabriel sonha em vestir a camisa da seleção brasileira e também da portuguesa. 

Zagueiro destro, assim como seu conterrâneo que saiu de Alagoas para brilhar pela Europa, Pepe, ele começou cedo no futebol, atuando pela na escolinha do Cruzeiro do Geraldo, localizado no mesmo bairro em que nasceu. Ao completar 12 anos, foi para a Escolinha Menino de Ouro, também no Tabuleiro dos Martins. 

Lá ele ficou, até os seus 16 anos, quando transferiu-se para as categorias de base do Ceará, onde jogou durante um ano. A pandemia da Covid-19, entretanto, atrapalhou seus planos e teve que voltar para Maceió. O que a pandemia não fez foi diminuir a motivação do zagueiro, que, aos 17 anos, conseguiu uma vaga nos profissionais do CSA e depois foi para o Cruzeiro de Minas Gerais. 

Zagueiro atuando pelo Cruzeiro - Foto: arquivo pessoal 

No clube mineiro disputou a Copa do Brasil pela equipe sub-17. Destacou-se na competição e transferiu-se para o Pedras Rubras, já em Portugal. Na última temporada, foi titular, disputou 35 jogos e marcou dois gols. 

Zagueiro atuando pelo Pedras Rubras - Foto: arquivo pessoal

Em seguida, assinou contrato com o Portimonense, seu clube atual e que disputa a primeira divisão portuguesa. Por questões burocráticas, o jogador tem integrado a equipe sub-23. Em agosto, no início da temporada 2023-24, se juntará ao elenco profissional. 

"Pretendo realizar uma excelente temporada com a camisa desse grande clube que é o Portimonense. Estou ansioso para a minha estreia no time, já que aguardo a janela de transferência para ser regularizado", disse.

Fã de outro alagoano


Gabriel conta também que se espelha no alagoano Pepe, afirmando esperar ter o mesmo sucesso do jogador que passou pelo Porto, Real Madrid, e disputou quatro copas do mundo pela seleção de Portugal. 

“Pepe é um grande jogador que tem uma linda história como atleta e como ser humano. Por tudo isso que ele é e conquistou, acredito que é uma inspiração não só pra mim, mas para muitos atletas que estão começando a carreira”, frisou. 

Ao ser perguntado sobre sua adaptação no futebol europeu, ele respondeu que está sendo rápida e que segue treinando com o foco de estrear na equipe profissional de seu atual clube. 

“O tempo e os trabalhos firmes me fizeram adaptar rapidamente ao futebol europeu. Sigo me preparando diariamente, contando os dias para estrear com a camisa desse grande clube, que me recebeu muito bem”, finalizou José Gabriel.