Esportes

Zagallo e mais dois! Saiba quem são os únicos campeões da Copa do Mundo como atletas e treinadores

Ex-jogadores iniciaram carreira como técnicos após deixarem os gramados; apenas três fizeram a ''dobradinha'' até hoje

Por Redação com Sambafoot 09/01/2024 15h03
Zagallo e mais dois! Saiba quem são os únicos campeões da Copa do Mundo como atletas e treinadores
O técnico Zagallo segura bola durante treino da Seleção Brasileira, na Copa do Mundo de 1970, no México - Foto: ARQUIVO/ESTADÃO CONTEÚDO

Pouco tempo após a morte do alagoano Mário Jorge Lobo Zagallo, ex-jogador e técnico de clubes como Flamengo, Botafogo, Fluminense, Vasco e Brasil, o mundo também se despediu do alemão Franz Beckenbauer, no último domingo (7).

Os dois têm algo em comum: além de serem grandes nomes da modalidade, ambos conseguiram conquistar títulos de Copa do Mundo tanto como jogador, como treinador. Apenas três jogadores alcançaram o feito: o terceiro é o francês Didier Deschamps.

Mário Jorge Lobo Zagallo (1931 — 2024)


O Velho Lobo foi campeão mundial como jogador da seleção brasileira em 1958 e em 1962. Depois que se aposentou, o ex-jogador se tornou técnico de futebol e voltou à Canarinho para somar mais títulos. 

Como treinador, Zagallo foi campeão em 1970. Já em 1994, era coordenador técnico da comissão de Carlos Alberto Parreira, sendo também campeão. O ex-treinador é o único a somar quatro conquistas de Copa do Mundo com uma seleção, além de ter sido o primeiro a conseguir alcançar o feito. 

Zagallo ainda foi vice-campeão em 1998, como treinador da seleção brasileira, perdendo para a seleção francesa de Didier Deschamps.

Franz Beckenbauer (1945 — 2024)


O alemão, maior ídolo da história do futebol em seu país, foi o capitão campeão com a Alemanha Ocidental em 1974. Já como treinador, Beckenbauer comandou a Alemanha em 1990, levando mais uma taça para casa naquele ano, igualando Zagallo e passando a fazer parte de um restrito grupo. 

O ex-jogador e treinador ainda foi vice-campeão como jogador em 1966 e como técnico em 1986. Beckenbauer levou o 3ª lugar da Copa do Mundo de 1970, no México.

Didier Deschamps


Deschamps foi o último a fazer a dobradinha, igualando Zagallo e Beckenbauer. O francês também foi capitão no ano em que foi campeão da Copa do Mundo, em 1998, vencendo o Brasil comandado por Zagallo. 

Em 2018, 20 anos após a conquista como jogador, Deschamps foi campeão como técnico da França, na Copa do Mundo sediada na Rússia. Em 2022, quase conquistou mais uma taça, mas acabou como vice-campeão para a Argentina.