Esportes
CSA sofre transfer ban da Fifa e está proibido de registrar jogadores
Azulão foi punido por três janelas de transferências após atacante colombiano alegar dívida
O CSA está proibido pela Fifa de registrar jogadores, o chamado transfer ban. A decisão é de 8 de março e vale para três janelas de transferências, segundo documento oficial da federação internacional.
O clube que vai disputar a Série C do Campeonato Brasileiro em 2024 está sendo cobrado por dívida pelo atacante colombiano Ray Vanegas, de 30 anos, que jogou pelo time em 2023, e que atualmente, está no Náutico.
A punição ocorreu, coincidentemente, um dia após o fechamento da primeira janela de transferências do Brasil em 2024, em 7 de março. Portanto os reforços contratados pelo CSA neste início de ano puderam ser inscritos.
Mas se não houver um acordo com Vanegas, ou uma decisão judicial favorável, o clube de Alagoas não poderá contratar nas janelas do segundo semestre de 2024 (10 de julho a 2 de setembro) e nas duas de 2025.
No fim da semana passada, o presidente do Conselho Deliberativo do CSA, Christiano Beltrão, disse que o clube não havia sido notificado pela Fifa sobre a possibilidade do transfer ban.
“Caso isso ocorra, o nosso departamento jurídico já está de prontidão para tomar as medidas cabíveis no âmbito desportivo para reverter a decisão, seja ela efetuando pagamento, fazendo um parcelamento ou entrando com algum recurso que possa reverter”, disse Beltrão.
O CSA estreia na Série C contra o Ypiranga-RS, fora de casa, no fim de semana de 20 de abril.
O CSA é o único clube brasileiro atualmente proibido de contratar pela Fifa. Recentemente, o Santos sofreu o transfer ban por dívida com o técnico Fabián Bustos, mas entrou em acordo com o profissional e foi liberado.
Com agências.