Esportes
Saiba qual é a ligação entre Robinho e o ex-presidente Bolsonaro
Ex-atacante declarou apoio ao então candidato à reeleição em 2022 e participou de atos antidemocráticos
Nesta última quarta-feira (20), o ex-atacante Robinho teve a sentença de prisão de 9 anos homologada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Com isso, a corte brasileira entendeu que a condenação por estupro, do ex-jogador na Itália, pode ser cumprida no Brasil. A defesa de Robinho entrou com pedido de habeas curpus no Supremo Tribunal Federal (STF). O pedido está no gabinete do ministro Luiz Fux.
Relação entre Robinho e Jair Bolsonaro
Nos últimos anos, Robinho declarou apoio a Jair Bolsonaro (PL/RJ). Seja durante o governo do ex-presidente, seja nas últimas eleições ou até mesmo em atos convocados por apoiadores do ex-presidente.
Em 2020, em entrevista à Fox Sports, Robinho disse que era perseguido como Bolsonaro. Na época, o ex-atacante já tinha sido condenado na Itália por estupro, mas aguardava a análise de recursos impetrados pela defesa.
“As pessoas estão me julgando e me atacando igual fazem com o Bolsonaro. Eu não entendo porque estão me atacando assim”, disse o ex-atacante.
Apoio nas eleições
Em 2022, às vésperas do primeiro turno das eleições presidenciais, Robinho postou uma foto com a camisa da seleção brasileira fazendo o 22, número da urna de Bolsonaro.
Na legenda, Robinho escreveu “22” e colocou uma bandeira do Brasil. Na época, o ex-atacante já tinha sido condenado pela última instância da justiça italiana.
Participação em atos antidemocráticos
Segundo o UOL, Robinho participou de atos antidemocráticos após a derrota de Jair Bolsonaro em 2022 para o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Robinho estava de máscara, touca e enrolado em uma bandeira do Brasil. O ato, em questão, ocorreu em São Vicente, que faz limite com Santos, no litoral paulista.