Esportes
Gabigol é suspenso por dois anos do futebol profissional
Atacante ainda poderá entrar com recurso para mudar decisão
Gabigol, atacante do Flamengo, é suspenso do futebol profissional por dois anos, após tentar atrapalhar a coleta do exame antidoping, em abril de 2023.
A pena foi julgada nesta segunda-feira (25), mas ainda cabe recurso. O Flamengo não se manifestou sobre a decisão.
Gabriel foi acusado no artigo 122 no Código Brasileiro de Antidopagem. Serão dois anos de suspensão do futebol. O jogador ainda pode recorrer da decisão.
O caso
Gabriel foi acusado no artigo 122 no Código Brasileiro de Antidopagem, que considera fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle. O jogador atrapalhou o trabalho da equipe de antidoping, no ano passado, no CT do Flamengo.
Os agentes de controle reclamaram das atitudes do atacante, que não queria fazer o exame. Gabriel não foi realizar o controle antes do treino, ignorou os pedidos de exame após o fim do treino, deixando todos o esperando.
O atacante foi almoçar, retornou e no fim, quando percebeu que não conseguiria fugir da realização, desrespeitou os agentes, os tratando mal e quebrando regras da realização do exame.
Gabigol não queria que um dos agentes estivesse no momento da urina, regra primordial. O jogador foi para o banheiro sozinho, e depois que percebeu que o profissional estava logo atrás, se irritou e devolveu o pote de urina aberto.
A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) notificou o Flamengo em maio, que já havia feito uma defesa do atacante. O clube contratou um advogado para acompanhar o assunto, mas acreditou que nada aconteceria, pelo tempo demorado da decisão.