Esportes
Brasileirão paralisado? Saiba quais clubes são a favor
Campeonato pode ser paralisado devido às fortes chuvas que causaram uma tragédia no Rio Grande do Sul
O Campeonato Brasileiro pode ser paralisado devido às fortes chuvas que causaram uma tragédia no Rio Grande do Sul. A Defesa Civil do estado relatou que 147 pessoas morreram, 125 estão desaparecidas e 806 ficaram feridas. Mais de 2 milhões de pessoas foram afetadas.
Com isso, a CBF adiou os jogos dos times gaúchos por 20 dias, mas manteve as partidas das demais equipes.
A CBF solicitou que os clubes da Série A se manifestassem sobre uma possível paralisação do campeonato. Atlético-GO, Atlético-MG, Athletico-PR, Botafogo, Criciúma, Cuiabá, Cruzeiro, Fluminense, Fortaleza, Grêmio, Internacional, Juventude, Bahia, Vitória e Vasco são a favor da paralisação. Flamengo, Palmeiras, São Paulo, Corinthians e Red Bull Bragantino são contra.
Na última semana, Flamengo, Palmeiras e São Paulo ofereceram suas instalações para que as equipes gaúchas pudessem treinar. Eles também sugeriram a Granja Comary como refúgio. Contudo, Internacional, Grêmio e Juventude decidiram permanecer no estado para ajudar os afetados pelas enchentes.
A CBF convocou uma reunião extraordinária do Conselho Técnico da Série A para o dia 27 de maio, onde a possível paralisação será discutida. Os 11 times da Liga Forte União assinaram um documento apoiando a suspensão imediata do campeonato. Este grupo inclui Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo, Criciúma, Cruzeiro, Cuiabá, Fluminense, Fortaleza, Internacional, Juventude e Vasco.
Entretanto, a paralisação das Séries C e D não foi considerada, pois afetaria negativamente os clubes menores que dependem das partidas para pagar salários.
O que está acontecendo no Rio Grande do Sul?
As chuvas intensas no Rio Grande do Sul resultaram em 147 mortes, 125 desaparecimentos e 806 feridos. Mais de 2 milhões de pessoas foram impactadas. O governo estadual reativou a conta SOS Rio Grande do Sul para doações via Pix, com a chave CNPJ 92.958.800/0001-38, nome "SOS Rio Grande do Sul", no banco Banrisul.
Clubes brasileiros, influencers e artistas estão promovendo campanhas de arrecadação para ajudar as vítimas. ONGs também estão recebendo doações para apoiar os moradores afetados.