Esportes

Craques inesquecíveis! Ídolos do futebol que nunca levantaram a Champions League

Nomes como Ronaldo Fenômeno, Romário e Buffon não conseguiram o feito tão importante na carreira

Por Redação com Sambafoot 31/05/2024 14h02
Craques inesquecíveis! Ídolos do futebol que nunca levantaram a Champions League
Taça da Liga dos Campeões - Foto: AFP PHOTO / LLUIS GENE

A Champions League é o troféu mais cobiçado por jogadores de futebol em todo o mundo. Sua mística e prestígio são incomparáveis a qualquer outro título de clubes.

No entanto, alguns dos maiores craques da história nunca conseguiram levantar essa taça. Entre eles estão Ronaldo, Romário, Ibrahimovic e Buffon, que, apesar de suas brilhantes carreiras, não têm a Champions em seus currículos.

Real Madrid e Borussia Dortmund fazem a final este ano


Diversos craques podem atingir o feito inédito na carreira esse ano. Quatro brasileiros podem ser campeões, neste sábado, 01, na finalíssima. 

Ao todo, Borussia Dortmund e Real Madrid se enfrentaram 14 vezes na história, todas pela Liga dos Campeões da UEFA. 

Foram 6 vitórias dos Merengues, contra três dos Aurinegros e outros cinco empates. Em mata-matas, as duas equipes tiveram três confrontos, com duas classificações do Real Madrid e uma do Borussia Dortmund.

Confira abaixo nomes que nunca levantaram a ”orelhuada” mais famosa da Europa

Ronaldo,
considerado um dos melhores atacantes de todos os tempos, nunca venceu a Champions League e sequer disputou uma final. O brasileiro tem um currículo repleto de títulos: duas Copas do Mundo, duas Ligas, duas Supercopas da Espanha, um Mundial de Clubes, uma Recopa, uma Copa do Rei, duas Copa Américas, uma Copa da Holanda e uma UEFA Cup.

A mais perto que chegou da glória europeia foi em 2003, quando seu Real Madrid foi eliminado nas semifinais pela Juventus. Em sua carreira na Champions, Ronaldo disputou 42 partidas, marcando 16 gols e dando 10 assistências.

Romário


Romário, conhecido por sua incrível habilidade de finalização, também nunca venceu a Champions League. Em 1994, ele chegou à final com o Barcelona, mas o time catalão foi goleado pelo Milan por 4 a 0.

Apesar de suas conquistas em outras competições, como a Copa do Mundo de 1994 e várias ligas nacionais, a Champions nunca fez parte de sua coleção de troféus.

Ibrahimovic


Zlatan Ibrahimovic, um dos atacantes mais talentosos e carismáticos do futebol moderno, também não conseguiu vencer a Champions. O mais perto que chegou foi em 2010, quando seu Barcelona foi eliminado nas semifinais pela Inter de Milão, que acabou conquistando o título.

Ibra jogou nas principais ligas europeias (Espanha, Itália, França e Inglaterra), tem 32 títulos em sua carreira, mas a Champions League permanece fora de seu alcance.

Buffon


Gianluigi Buffon, um dos melhores goleiros de todos os tempos, teve três chances de vencer a Champions, mas perdeu todas as finais que disputou. Em 2003, sua Juventus perdeu para o Milan nos pênaltis. Em 2015 e 2017, ele foi derrotado por times espanhóis, primeiro pelo Barcelona de Luis Enrique e depois pelo Real Madrid de Zidane.

Buffon também teve uma decepção significativa com o PSG, sendo eliminado nas oitavas de final pelo Manchester United, mesmo após vencer o jogo de ida por 2 a 0. Buffon, que se aposentou em 2021, admitiu que não vencer a Champions foi sua maior frustração.

Outros craques


Além desses nomes, outros grandes jogadores também nunca conquistaram a Champions League. Ruud van Nistelrooy, artilheiro em várias edições da competição, nunca disputou uma final. Cesc Fàbregas chegou à final em 2006 com o Arsenal, mas perdeu para o Barcelona.

Francesco Totti, eterno capitão da Roma, também não levantou a taça. Pavel Nedved, Bola de Ouro em 2003, não jogou a final daquele ano devido a uma suspensão, e sua Juventus perdeu para o Milan.

Michael Owen, outro Bola de Ouro, perdeu a final de 2011 com o Manchester United para o Barcelona. Lothar Matthäus viu seu Bayern perder a final de 1999 para o Manchester United numa virada histórica, e um ano após sua aposentadoria, o Bayern finalmente conquistou o título.

Brasileiros que podem ser campeões

O Borussia Dortmund não tem nenhum jogador brasileiro em seu atual elenco. Já o Real Madrid conta com Éder Militão, Vinicius Tobias, Rodrygo e Vinícius Júnior.

Finais de Liga dos Campeões têm pelo menos um brasileiro desde 1999-00


A última vez em que houve uma final de Liga dos Campeões da UEFA sem a presença de jogadores brasileiros aconteceu na temporada 1998-99, na decisão entre Manchester United e Bayern de Munique, no Camp Nou, em Barcelona.