Esportes

Seleção Brasileira enfrenta maior jejum de vitórias em 23 anos

Brasil já completa cinco jogos sem vencer em competições oficiais

Por Redação com Sambafoot 25/06/2024 14h02
Seleção Brasileira enfrenta maior jejum de vitórias em 23 anos
Seleção brasileira - Foto: Reprodução

A Seleção Brasileira vive um momento de instabilidade em competições oficiais, registrando a pior sequência sem vitórias em 23 anos. 

O empate em 0 a 0 contra a Costa Rica na estreia da Copa América trouxe à tona um retrospecto preocupante. Desde 2001, o Brasil não ficava cinco partidas seguidas sem vencer em torneios oficiais.

Nas Eliminatórias para a Copa do Mundo, a Seleção acumulou um empate contra a Venezuela e derrotas para Uruguai, Colômbia e Argentina. A última vitória em competições oficiais foi contra o Peru, em setembro do ano passado. Desde então, a equipe comandada por Dorival Júnior só venceu em amistosos, contra a Inglaterra em março e contra o México no último dia 8. 

Entre 2000 e 2001, o Brasil passou por uma sequência ainda pior, de seis jogos sem vitória, em confrontos da Copa das Confederações, Eliminatórias e Copa América. 

Naquele período, a equipe empatou com Canadá e Japão e perdeu para França, Austrália, Uruguai e México. Essas derrotas resultaram na demissão de Emerson Leão e na contratação de Luiz Felipe Scolari como técnico.

Situação desagradável

Em 2013, a Seleção também teve uma sequência negativa, mas apenas em amistosos, com empates contra Colômbia, Rússia e Itália, e derrotas para Argentina e Inglaterra.

Dorival Júnior, atual técnico da Seleção, reconheceu os desafios enfrentados, mas apontou aspectos positivos na atuação contra a Costa Rica.

Mesmo sem a vitória, ele destacou o controle do jogo e as oportunidades criadas pela equipe.

“Nós tivemos a maior parte do tempo com troca de passes, perspectivas pelos lados, por dentro, jogamos com aproximação e criamos boas oportunidades. Não fomos felizes nas finalizações, mas, de um modo geral, apresentamos coisas positivas. Hoje em dia, os jogos serão assim. Temos que encontrar caminhos e soluções, e os trabalhos são nesse sentido sempre, para que melhoremos a cada momento. É natural que, não aparecendo o resultado positivo, os questionamentos aconteçam, mas eu tenho consciência do trabalho que está sendo desenvolvido e do volume que nós apresentamos”, frisou Dorival, em entrevista coletiva.

A próxima oportunidade para a Seleção quebrar essa sequência negativa será na próxima sexta-feira, quando enfrenta o Paraguai às 22h (horário de Brasília), em Las Vegas.