Esportes
Brasil quebra jejum histórico ao vencer Paraguai na Copa América
Triunfo coloca Brasil na briga por vaga nas quartas de final da competição
A seleção brasileira conquistou sua primeira vitória na Copa América 2024, goleando o Paraguai por 4 a 1. Os gols da partida foram marcados por Vini Jr. (2), Savinho e Paquetá, enquanto Alderete descontou para os paraguaios.
Esse resultado representa a primeira vitória do Brasil contra os adversários sul-americanos em tempo regulamentar na competição continental após um jejum de 23 anos.
Último triunfo
A última vitória brasileira sobre o Paraguai em tempo regulamentar havia sido em 2001, durante a Copa América na Colômbia, com um placar de 3 a 1. Desde então, foram quatro empates e uma derrota contra os paraguaios, com dois desses empates resultando em vitórias paraguaias nos pênaltis e um em vitória brasileira.
Retrospecto recente do Brasil contra o Paraguai na Copa América
2001: Brasil 3 x 1 Paraguai – fase de grupos
2004: Brasil 1 x 2 Paraguai – fase de grupos
2011: Brasil 2 x 2 Paraguai – fase de grupos
2011: Brasil 0 x 0 Paraguai – quartas de final (vitória paraguaia nos pênaltis por 2 a 0)
2015: Brasil 1 x 1 Paraguai – quartas de final (vitória paraguaia nos pênaltis por 4 a 3)
2019: Brasil 0 x 0 Paraguai – quartas de final (vitória brasileira nos pênaltis por 4 a 3)
Próximo confronto do Brasil
Na próxima terça-feira, 2 de julho, o Brasil vai enfrentar a Colômbia em Santa Clara, na Califórnia, para definir a classificação para as quartas de final da Copa América 2024. Os colombianos venceram suas duas primeiras partidas e, atualmente, lideram o grupo D. O jogo está marcado para as 10h (horário de Brasília).
O que o Brasil precisa fazer para se classificar?
Se o Brasil vencer a Colômbia, avançará como líder do Grupo D e enfrentará o segundo colocado do Grupo C nas oitavas de final. Um empate ainda garantirá a passagem de fase, porém na segunda posição, atrás da já classificada Colômbia.
Já em caso de derrota, o Brasil pode ser eliminado se a Costa Rica vencer o Paraguai por uma larga diferença de gols ou se o Brasil sofrer uma goleada contra a Colômbia.