Esportes
Augusto Akio, o Japinha, voa para bronze no skate park em Paris
Melhor dos brasileiros na final em Paris 2024, Japinha conquista medalha na última volta
O curitibano Augusto Akio voou e garantiu a segunda medalha do Brasil no skate nos Jogos de Paris, nesta quarta-feira (07). Ovacionado na Place de La Concorde, Japinha ficou com o bronze na modalidade parks.
Depois de errar duas tentativas, o skatista se concentrou e acertou sua volta com perfeição na terceira e última chance, somando 91,85 pontos. O ouro ficou com o australiano Kegaan Palmer (93,11) e a prata com o americano Tom Schaar (92,23).
Como foi a final
A final começou com os três brasileiros: como chegaram à disputa por medalhas em sexto, sétimo e oitavo, eles abriram a pista. O primeiro foi Augusto Akio, seguido por Luigi Cini e Pedro Barros. Na primeira série, os três caíram e terminaram com notas baixas, sem chances de brigar por medalhas. Ainda restavam duas chances.
Se os brasileiros não foram bem na primeira volta, os rivais também não estavam inspirados: os três competidores seguintes também falharam. O primeiro a acertar foi o norte-americano Tom Schaar, que ficou com a nota 90,11. O australiano Keegan Palmer veio logo depois e cravou 93,11.
Na segunda série, Akio foi novamente o primeiro a entrar na pista. A apresentação foi impecável até 5s do final, quando ele caiu ao aterrissar da na última manobra; ainda assim, ficou com 81,34. Luigi Cini veio na sequência e caiu logo no início.
Terceiro a se apresentar, Pedro Barros completou a volta ser cair, mas perdeu velocidade — e pontos — após um desequilíbrio, mas fechou em 86,41, pulando momentaneamente para o terceiro lugar. Ainda na segunda rodada, Barros foi ultrapassado pelo norte-americano Tate Carew (91,17). Tom Schaar também deu show, levou 92,23 e foi aplaudido pela lenda Tony Hawk.
*Com informações do Uol