Esportes
Brasil vence a Ucrânia e volta à final da Copa do Mundo de Futsal após 12 anos
Seleção brasileira superou dificuldades e garantiu vaga na decisão com vitória por 3 a 2 em Tashkent
O Brasil está de volta à final da Copa do Mundo de Futsal após 12 anos. Em uma partida emocionante realizada nesta quarta-feira (2) na Humo Arena, em Tashkent, a seleção brasileira venceu a Ucrânia por 3 a 2 e garantiu a vaga para sua sétima decisão do torneio.
Dyego, duas vezes, e um gol contra de Semenchenko foram decisivos para a classificação. Agora, a equipe comandada por Marquinhos Xavier aguarda o vencedor do confronto entre França e Argentina, que se enfrentam nesta quinta-feira (3).
Jogo equilibrado e tensão até o fim
A Ucrânia começou o jogo surpreendendo o Brasil. Com uma defesa segura e boas jogadas no ataque, os europeus criaram perigo desde os primeiros minutos. O Brasil também teve suas chances, com Arthur quase abrindo o placar ao acertar o travessão após um erro na saída de bola dos ucranianos. Sukhov, goleiro da Ucrânia, foi um dos destaques, fazendo defesas importantes e segurando o ataque brasileiro.
Mesmo com o Brasil pressionando, foi a Ucrânia que saiu na frente. Restando menos de três minutos para o fim do primeiro tempo, Cherniavskyi chutou da entrada da área após um erro de lançamento do goleiro Willian. A bola desviou em Dyego e entrou no canto, abrindo o placar para os ucranianos.
No segundo tempo, o Brasil voltou mais atento. Logo no primeiro minuto, Dyego conseguiu o empate em uma jogada individual pela direita, contando com o desvio de Semenchenko para balançar as redes. Pouco depois, Dyego voltou a brilhar ao aproveitar erro na saída de bola da Ucrânia, marcando o segundo gol e virando a partida.
Ucrânia empata e Brasil retoma o controle
Apesar da virada, a Ucrânia não se entregou. Aos 13 minutos, após uma falha na saída de bola de Marcênio e Neguinho, Korsun aproveitou e empatou o jogo, chutando para o gol vazio. O empate trouxe tensão ao jogo, com os ucranianos pressionando e acertando duas vezes a trave brasileira em sequência, com Zhuk e Zvarych assustando o goleiro Willian.
Marquinhos Xavier precisou pedir tempo técnico para reorganizar a equipe. Após o reinício, o Brasil conseguiu acalmar o jogo e voltou a controlar as ações. Faltando pouco mais de quatro minutos para o fim, a Ucrânia cometeu a sexta falta, o que permitiu ao Brasil um tiro livre. Dyego, que já havia marcado dois gols, chutou forte e contou com um desvio no goleiro Sukhov para garantir o 3 a 2 e selar a classificação para a final.
Próximo desafio
Com a vitória, o Brasil segue em busca do hexacampeonato mundial de futsal. A final será no próximo domingo (6), contra o vencedor de França e Argentina, que se enfrentam nesta quinta-feira (3). A Argentina, atual vice-campeã, aparece como principal adversária, mas a França também vem fazendo uma bela campanha.
A seleção brasileira, que soma cinco títulos mundiais e um vice-campeonato, volta à final depois de 12 anos e quer encerrar o jejum com mais um troféu.