Esportes

Neymar retorna após um ano e participa de vitória do Al-Hilal sobre o Al-Ain

Craque brasileiro volta aos gramados depois de 369 dias afastado e quase marca em lance decisivo

Por Ruan Teixeira 21/10/2024 15h03 - Atualizado em 21/10/2024 15h03
Neymar retorna após um ano e participa de vitória do Al-Hilal sobre o Al-Ain
Neymar em campo - Foto: Adel Al-NAIMI/ AFP

Neymar retornou ao futebol depois de um ano afastado, entrando no segundo tempo da vitória do Al-Hilal por 5 a 4 sobre o Al-Ain, pela Liga dos Campeões da Ásia, no Hazza Bin Zayed Stadium, nesta segunda-feira, dia 21. 

O craque brasileiro entrou aos 30 minutos da segunda etapa e participou ativamente do jogo, criando uma chance clara de gol aos 40 minutos, que foi defendida pelo goleiro adversário.  

Com a vitória, o Al-Hilal chegou aos nove pontos em três jogos, liderando o lado leste da competição. Neymar, em seu retorno, mostrou estar em boa forma, se movimentando bem e criando jogadas perigosas. O Al-Ain, por sua vez, permanece na 11ª posição com apenas um ponto em três partidas. 

O jogo  

O confronto começou movimentado, e logo aos sete minutos, o Al-Ain balançou as redes com Rahimi, mas o gol foi anulado por impedimento. O Al-Hilal, então, abriu o placar aos 25 minutos com o brasileiro Renan Lodi, que recebeu lançamento em profundidade pela esquerda e finalizou cruzado, sem chances para o goleiro Khalid Eisa. 

O Al-Ain reagiu aos 39 minutos, quando o marroquino Rahimi aproveitou um rebote após cobrança de escanteio e, livre na área, igualou o placar. A equipe saudita voltou à frente ainda no primeiro tempo, aos 46 minutos, com um gol de cabeça de Milinkovic Savic, após cruzamento de João Cancelo. Três minutos depois, Salem Al-Dawsari fez o terceiro, driblando o goleiro e ampliando para o Al-Hilal. 

No segundo tempo, o Al-Ain diminuiu aos 18 minutos, com Sanabria completando assistência de Doh Laba. A reação do Al-Hilal foi imediata, e um minuto depois, Milinkovic Savic encontrou Salem Al-Dawsari na área, que marcou o quarto da equipe saudita. Rahimi, novamente, manteve o Al-Ain no jogo aos 23 minutos, finalizando forte no canto direito do goleiro Al-Rubaie e fazendo o terceiro dos emiradenses. 

Salem Al-Dawsari fez o seu terceiro gol no jogo aos 29 minutos, driblando a defesa do Al-Ain e finalizando no ângulo. O Al-Ain ainda diminuiu aos 50 minutos, com Rahimi convertendo pênalti e fechando o placar em 5 a 4. 

Neymar retorna aos gramados 

Após 369 dias sem atuar, Neymar entrou aos 30 minutos do segundo tempo, substituindo o meio-campista Nasser. Apesar do longo tempo afastado, o astro mostrou entrosamento com a equipe, tabelando com Mitrovic aos 40 minutos e ficando cara a cara com o goleiro, que conseguiu defender com a ponta dos dedos. 

O craque brasileiro ainda buscou jogadas individuais e distribuiu passes precisos, demonstrando confiança e sendo aplaudido pelos torcedores presentes no estádio. Seu retorno marca o início de uma nova etapa na sua carreira pelo Al-Hilal, após enfrentar lesões e um longo período de recuperação. 

Próximos compromissos 

Com a vitória, o Al-Hilal consolidou sua liderança na Liga dos Campeões da Ásia com nove pontos. O próximo desafio da equipe será contra o Esteghlal FC, no dia 4 de novembro, às 15h (horário de Brasília). Antes disso, a equipe enfrenta o Al-Taawoun, no próximo sábado (26), também às 15h, pelo Campeonato Saudita. 

O Al-Ain, por outro lado, terá um confronto difícil na próxima rodada da Liga dos Campeões, quando visitará o Al-Nassr, de Cristiano Ronaldo, no dia 5 de novembro. Antes, enfrentará o Dibba Al-Hisn nesta sexta-feira (25), às 09h55, pelo Campeonato dos Emirados Árabes Unidos.