Esportes

Neymar convocado para Eliminatórias? Veja o plano da Seleção Brasileira

Dorival Júnior analisa situação do jogador após seu retorno aos gramados pela Liga dos Campeões da Ásia

Por Ruan Teixeira 22/10/2024 16h04
Neymar convocado para Eliminatórias? Veja o plano da Seleção Brasileira
Neymar, camisa 10. - Foto: NJR

Após mais de um ano afastado dos gramados devido a uma grave lesão no joelho, Neymar voltou a atuar pelo Al Hilal em uma partida decisiva contra o Al Ain, pela Liga dos Campeões da Ásia. 

O atacante participou dos minutos finais do jogo e, apesar de demonstrar cansaço, não apresentou sinais de dor, o que traz otimismo para a comissão técnica da Seleção Brasileira, que estuda a convocação do jogador para os próximos compromissos nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. 

A recuperação do craque brasileiro foi acompanhada de perto pelo médico da CBF, Rodrigo Lasmar, que examinou o jogador dois dias antes de sua volta aos campos. Lasmar aprovou o estado clínico de Neymar, confirmando que ele está apto para retornar às competições.  

O técnico da Seleção Brasileira, Dorival Júnior, receberá um relatório detalhado da condição do atleta e, com base nisso, tomará a decisão sobre a convocação para os jogos de novembro, contra Venezuela e Uruguai. 

O anúncio da lista de convocados está previsto para o dia 1º de novembro. Para que Neymar seja chamado, era necessário que ele voltasse a atuar pelo Al Hilal, algo que aconteceu ainda que por um breve período. No entanto, o atacante não está inscrito no Campeonato Saudita, o que limita suas oportunidades de jogar antes da data da apresentação da Seleção, prevista para 11 de novembro. 

Ney ainda pode atuar em dois jogos: um pela Copa do Rei Saudita, no dia 29 de outubro, e outro pela Liga dos Campeões da AFC, no dia 4 de novembro. 

A comissão técnica de Dorival Júnior, que inclui preparadores físicos e médicos, está avaliando se esse curto período de jogos será suficiente para o astro encarar a exigente agenda da Seleção, que inclui treinos intensos e duas viagens longas, a primeira para a Venezuela e a segunda para Salvador, onde enfrentará o Uruguai. 

O técnico tem ressaltado a importância de Neymar para a equipe, mas pode optar por deixá-lo fora da convocação de novembro, caso considere que o atacante precisa de mais tempo para recuperar seu ritmo de jogo. 

Em declarações recentes, Dorival deixou claro que Neymar será peça central de sua Seleção, mas ponderou que o retorno do atacante deve ser feito com cautela. Caso Neymar não seja chamado para os jogos de novembro, é provável que ele retorne na Data FIFA de março de 2025, quando deve estar em melhores condições físicas. 

O Brasil enfrenta a Venezuela no dia 14 de novembro, em Maturín, e o Uruguai no dia 19, na Arena Fonte Nova, em Salvador. Após dez rodadas das Eliminatórias, a Seleção ocupa a quarta colocação, com 16 pontos, enquanto a Argentina lidera com 22. Os seis primeiros colocados garantem vaga direta na Copa do Mundo de 2026, enquanto o sétimo terá que disputar uma vaga na repescagem mundial.