Esportes
Alagoano de 10 anos é convocado para representar o Brasil em competição internacional
Murilo Marques Luz busca recursos para custear viagem à Espanha e participar do mundial de futebol, enquanto aguarda apoio público em Alagoas
Murilo Marques Luz, de 10 anos, foi convocado para representar o Brasil em uma competição internacional de futebol na Espanha, onde jogará em um torneio mundial de futebol de sete. Conhecido como Murilinho Samurai nos campeonatos que já disputou, ele embarca em janeiro de 2025 para uma pré-temporada de 20 dias no país europeu, após ser selecionado em uma peneira no Fluminense.
No entanto, a viagem ainda depende de recursos, que a família está tentando arrecadar por meio de uma rifa, já que não há apoio do poder público até o momento.
O pai de Murilo, Julius Marque Luz, que também é responsável por financiar parte dos custos, afirma que a viagem tem um valor elevado, estimado em cerca de R$ 50 mil. “Não temos como permitir que ele vá só. Até agora, nenhum apoio foi oferecido pelas esferas municipais ou estaduais. É frustrante ver que, mesmo sendo o único alagoano e nordestino convocado para o campeonato, não conseguiu nenhum patrocínio público”, relata Julius.
Para viabilizar a participação de Murilo no mundo, a família criou uma rifa online. De acordo com Julius, menos de 45% das cotas foram vendidas até o momento, todas as contribuições particulares. “É uma oportunidade rara. São poucos os atletas que representam o Brasil em competições internacionais, e ainda mais raro ver apoio público para isso. No caso do futebol, que é tão popular, já é difícil; para outras modalidades, principalmente individuais, a situação é ainda mais complicada”, acrescenta o pai.
A viagem de Murilo está marcada para abril de 2025. Sem apoio público até agora, a família segue promovendo uma rifa para que o jovem atleta possa representar Alagoas e o Brasil no campeonato.