Esportes

Botafogo sofre maior derrota de brasileiro para não europeu na história do Mundial

Equipe é eliminada nas quartas de final por 3 a 0 para o Pachuca e estabelece marca negativa inédita

Por Redação com GE 11/12/2024 16h04
Botafogo sofre maior derrota de brasileiro para não europeu na história do Mundial
Jogadores do Botafogo cercam Rondón, do Pachuca, durante jogo da Copa Intercontinental - Foto: Mohamed Farag - FIFA/FIFA via Getty Images

O Botafogo foi derrotado por 3 a 0 pelo Pachuca, do México, nesta quarta-feira (11), nas quartas de final da Copa Intercontinental, marcando a maior derrota de um clube brasileiro para uma equipe não europeia na história da competição. Os gols da partida foram marcados por Idrissi, Deossa e Rondón. 

Além disso, o Botafogo se tornou o primeiro time brasileiro campeão da Conmebol Libertadores a não chegar às semifinais do Mundial, reflexo do novo formato do torneio, que colocou os sul-americanos para competir a partir das quartas de final. 

O recorde anterior de derrotas brasileiras para clubes fora da Europa era dividido pelo Internacional, que perdeu por 2 a 0 para o Mazembe, do Congo, em 2010, e pelo Atlético-MG, derrotado por 3 a 1 pelo Raja Casablanca, do Marrocos, em 2013. 

Palmeiras e Flamengo também foram eliminados por não europeus, mas em fases posteriores: o Palmeiras perdeu por 1 a 0 para o Tigres, do México, em 2022, e o Flamengo foi superado por 3 a 2 pelo Al Hilal, da Arábia Saudita, em 2023.

 Com a eliminação, o elenco alvinegro retorna ao Brasil e entra em período de férias a partir do dia 12 de dezembro. A equipe deve se reapresentar em janeiro para a disputa do Campeonato Carioca.