Geral
Câmeras reforçam fiscalização no trânsito e combate à criminalidade
Equipamento adquirido pelo Governo permite a leitura de placas e identifica se veículo é roubado, furtado ou tem alguma restrição para circulação
O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), em parceria com Polícia Militar, intensificou a fiscalização na capital alagoana. O objetivo é reduzir o índice de veículos inadimplentes nas vias públicas e criminalidade. Há um mês, as operações realizadas pelo órgão contam com o apoio de câmera com Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR), que permite a leitura de placas e identifica se o veículo é roubado/furtado ou tem alguma restrição para circulação.
Nesse tipo de operação, apenas os veículos que estejam irregulares são abordados. Ao todo, 216 veículos foram abordados com o licenciamento em atraso. Desses, 121 foram liberados no local, após a regularização dos débitos, 95 veículos foram removidos para o pátio do Detran/AL e 187 autuações por motivos diversos.
De acordo com o coordenador Setorial de Segurança no Trânsito do Detran/AL, Emerson Dantas, essas fiscalizações são importantes na medida que integram instituições que têm como principal objetivo coibir infrações de trânsito e contribuir para a segurança publica”, explicou.
O governo do Estado adquiriu equipamentos com um sistema para reconhecimento automático da placa do veículo com uso da tecnologia OCR. Este é um equipamento de segurança pública e interligado ao banco de dados do Detran/AL. Ele é utilizado nas fiscalizações para identificar veículos com qualquer tipo de irregularidade.
O OCR é um software de computador capaz de identificar veículos lendo a sua placa automaticamente. Funciona em conjunto com uma câmera de vídeo, que é o olho do sistema e gera a imagem dos veículos que serão identificados. Os principais diferenciais do sistema são a sua elevada velocidade de identificação, o ajuste automático da imagem e o elevado índice de acerto, independente das condições de operação.