Geral

Secretaria da Saúde lança plano de atenção a grandes eventos

Estratégia será utilizada durante a Copa do Mundo e definirá modelo de atenção em atos públicos que reúnam multidões

Por Com assessoria com Da Redação 22/05/2014 10h10
Secretaria da Saúde lança plano de atenção a grandes eventos
Secretaria da Saúde desenvolveu plano de atenção a multidões - Foto: Divulgação

Para garantir a organização e pactuação de diversos órgãos de saúde em eventos que reúnem ou mobilizam multidões, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) elaborou um Plano Operativo de Apoio aos Eventos de Massa do Setor de Saúde.  A estratégia será implementada durante a Copa do Mundo e foi apresentada na quarta-feira (21), no auditório do Hotel Tambaqui, em Maceió.

O plano de trabalho foi apresentado em encontro com representantes da Associação Brasileira de Indústrias de Hotéis de Alagoas, do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado, Hospital Escola Hélvio Auto, Hospital Geral do Estado (HGE) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Na apresentação do plano, a superintendente estadual de Vigilância à Saúde, Sandra Canuto, ressaltou que a criação de um plano de ação para o atendimento a grandes eventos é essencial para a segurança dos alagoanos e visitantes. “Alagoas enfrentou em sua história recente tragédias como enchentes e epidemias e conseguiu responder a todos de forma profissional e técnica, mas é necessário aprimorarmos no plano de contingência e, por isso, elaboramos um plano operativo”, destacou a superintendente.

Sandra Canuto ressaltou ainda que o plano estadual une diferentes instâncias públicas e define as áreas de atuação de cada uma delas em casos de urgência. “Todos os órgãos foram preparados e estão cientes de seu papel em eventos que reúnem grande quantidade de pessoas. Com o direcionamento, a ação acontece de forma célere, evitando ao máximo o agravamento de qualquer situação que ponha em risco a saúde dos presentes”, destacou.

De acordo com a coordenadora de Informações Estratégicas e Respostas em Vigilância em Saúde, Marlene Lima, o plano será posto em prática durante a Copa, mas o modelo servirá para qualquer evento de massa, a exemplo do Carnaval, apresentações artísticas e festas juninas.  "O Estado já preparou equipes técnicas para atuar no caso de ameaças químicas, biológicas, radioativas, nucleares e explosivas”, explicou Marlene Lima. Ela informou que o Hospital Hélvio Auto e o HGE atuarão como unidades referenciais em casos de urgência.