Geral

Conselho de Cultura: eleição tem início no dia 07

Por Ascom Fmac 05/04/2015 14h02
Conselho de Cultura: eleição tem início no dia 07

A partir da primeira terça-feira de abril, dia 07, a Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) sediará os encontros setoriais que culminarão na eleição dos novos representantes dos segmentos da cultura no Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC). As reuniões acontecerão sempre às 18h30, no auditório do órgão, na Avenida da Paz, 900, em Jaraguá.

No total, nove reuniões acontecerão até o dia 24 de abril. O primeiro segmento cultural a se reunir será ‘Audiovisual e fotografia’. Além de aclamar seus representantes (titular e suplente) no Conselho, eles indicarão coordenador e secretário para a Câmara Setorial do segmento.

Na primeira semana de abril se reúnem ainda, com os mesmos objetivos, os segmentos ‘Culturas populares’, dia 08, e ‘Artesanato, moda e design’, dia 09. O calendário segue com eleições nos segmentos ‘Artes cênicas (circo, teatro e dança)’, dia 14; ‘Culturas afro-brasileiras’, dia 15; e ‘Arte digital, artes visuais’, no dia 16.

No final do mês é a vez dos artistas e fazedores de cultura na área da ‘Música’ elegerem seus representantes, no dia 22. Dia 23, é o pessoal do segmento ‘Literatura, livro e leitura’ que se reúne, e fechando o calendário, dia 24, são os integrantes da comunidade de ‘Arquivos, patrimônio material, imaterial e museus’, que se encontram para eleger seus representantes.

Os novos representantes apontados pela comunidade cultural terão acento no Conselho e nas Câmaras Setoriais de cada segmento no biênio 2015/2017. O calendário dos encontros foi definido na última assembléia ordinária da atual gestão do CMPC, eleita em 2013.

Os 18 segmentos da cultura estão representados e organizados em nove cadeiras no CMPC. O Conselho é paritário e conta ainda com representantes do poder público municipal indicados pelas: Fundação Municipal de Ação Cultural, Secretaria de Educação, Secretaria de Promoção do Turismo, Secretaria de Esportes, Secretaria de Assistência Social, Secretaria do Trabalho e Economia Solidária, Secretaria de Planejamento, Secretaria de Saúde. O órgão consultivo conta ainda com representante e suplente das universidades públicas na cidade.