Geral
Mercado de Moda, em Alagoas, enfrenta carência de profissionais
O Estado de Alagoas, reconhecido por suas belezas naturais, também é lembrado por ser o berço de grandes nomes da Moda, como Vera Arruda, Lucas Barros e Martha Medeiros, profissionais que ganharam destaque no cenário nacional, contribuindo para o crescimento do mercado local.
A consultora de Moda do Sebrae em Alagoas, Gabriela Barreto – formada pela Escola Mundet, em Barcelona, e bacharela em Design de Moda pelo Senai/CETIQT, no Rio de Janeiro – reforça que tem crescido também as oportunidades para quem é iniciante. "O Sindicato da Indústria do Vestuário do Estado de Alagoas (Sindivest), por exemplo, apoia os empreendedores locais a divulgar seus trabalhos em todo o País", comemora a consultora, ao alertar para a dificuldade em formar equipes para atuar no setor. "A falta de profissionais qualificados em Alagoas obriga as empresas a buscá-los em outros estados".
De acordo com a historiadora e empreendedora de Moda, Marcia Brayner, é muito comum encontrar em Alagoas pessoas interessadas na área, mas sem formação. "São curiosos que montam um ateliê e, como autodidatas, tornam-se estilistas, sem conhecimento mais profundo sobre técnicas e conceitos de Moda", pontua ela, ao reforçar que a Moda precisa ser vista como negócio. "Não basta fazer um filé diferenciado. Para crescer na área é preciso saber vender. Por isso, se profissionalizar deve ser o primeiro passo", complementa. Um primeiro passo que a consultora de imagem Juliana Rosa priorizou. Ela foi aluna da primeira turma do curso Desenhista de Moda do Senac Alagoas, o primeiro de muitos cursos. "Depois dele, fiz outros cursos fora do Estado e voltei para reencontrar a família e aproveitar as oportunidades que crescem por aqui", conta ela.
Para o modelista Rildo Nonato, integrante da equipe responsável pelas coleções do estilista Lucas Barros, o despreparo para a função é um problema que gera pontos negativos tanto para os empresários quanto para o consumidor. "Quando não busca o aperfeiçoamento constante, o profissional deixa de atender às exigências desse mercado que é altamente competitivo", afirma ele, ao lembrar que a Internet também contribui para o crescimento desse mercado, seja com a explosão de blogs de Moda, sites, veículos online e lojas virtuais que hoje determinam novos campos de atuação para os profissionais do setor.
Curso Técnico em Produção de Moda
A socióloga e responsável técnica de Moda do Senac Alagoas, Danúbia Barbosa, explica que o curso vai formar profissionais aptos a coordenar a montagem de ambientes para divulgação de Moda, estabelecendo uma relação direta entre o produto e o consumidor por intermédio de catálogos, desfiles e meios de comunicação. "Durante o curso, os alunos vão ter aulas sobre Marketing e consumo de Moda, sistematização de projetos de Moda, técnicas de visagismo, além da introdução à costura e modelagem e outras disciplinas", destaca ela, ao reforçar o vasto campo de atuação para esse profissional. "O Técnico em Produção de Moda pode atuar em lojas, produção de eventos, com consultoria de vitrines, produção de catálogos e lookbooks, em agências de publicidade, estúdios, entre outros. Para quem quer construir carreira na área, essa é a oportunidade", destaca Danúbia.
As aulas da primeira turma do curso Técnico em Produção de Moda serão realizadas no período de 12 de maio de 2015 a 30 de maio de 2016, sempre de segunda a sexta-feira, na Unidade Poço. As matrículas já estão abertas! Mais informações: [email protected].