Geral
Esmal conclui Semana contra o bullying com participação de 350 alunos
Cerca de 350 estudantes de quatro escolas públicas de Maceió receberam orientações sobre como lidar com uma situação presente na vida da maioria das crianças e adolescentes. A Semana de Combate ao Bullying foi promovida pelo Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE), da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), entre esta segunda (06) e quarta-feira.
Profissionais relacionados com o assunto palestraram, conversaram e responderam questionamentos dos alunos, com idade entre 7 e 14 anos. A psicóloga Poliana Amorim, que palestrou para alunos da Escola Manoel Pedro, nesta terça-feira (07), falou, entre outras coisas, sobre como os alunos devem agir e procurar ajuda caso sejam vítimas ou presenciem esse tipo de agressão.
“Percebi que toda criança já sabe do que se trata o bullying e tentei mostrar as formas com que ele se manifesta dentro da escola e também na internet. Mostrei as consequências, como problemas psicológicos e a evasão escolar”, relatou Poliana. “Eles foram muito participativos”, destacou ainda.
De acordo com o coordenador do PCJE, juiz André Avancini D'Ávila, o programa planeja seguir realizando ações semelhantes mensalmente, abordando temas importantes para as crianças e jovens. No próximo mês, o assunto será abuso sexual.
Também interagiram com os estudantes a psicopedagoga Zirleide Moura, na Escola Frei Damião, segunda-feira; o juiz Ney Alcântara (titular do 1ª Vara da Infância e da Juventude da Capital), na Escola Paulo Bandeira, ainda na segunda-feira; e a psicóloga Katiana Lima, do Núcleo de Promoção da Filiação (NPF) do Judiciário, quarta-feira, na Escola Edécio Lopes