Geral
Operação Pipa deve ser executada nos próximos dias
Na próxima semana haverá a publicação no Diário oficial do Estado para que seja feito o contrato de pipeiros junto a Angesp.
O Coordenador da Defesa Civil Estadual, major Moisés Pereira de Melo garantiu ontem (9) que no prazo de quinze dias, a operação Pipa estadual deve estar sendo executada. Em reunião com os Coordenadores Municipais de Defesa Civil, na Associação dos Municípios Alagoanos – AMA- o Major assegurou que ainda nesta quinta-feira o processo de credenciamento será entregue na Procuradoria Geral do Estado já que a dotação orçamentária está definida com recursos do Fecoep e aprovada pela Assembléia.
Na próxima semana haverá a publicação no Diário oficial do Estado para que seja feito o credenciamento e contrato de pipeiros junto a Angesp. Só depois desses trâmites é que a operação começa realmente a ser executada.
Quadra Chuvosa
Enquanto os municípios do Sertão e Semi árido sofrem com a falta de chuva e de água potável, a Defesa Civil começa a preparar os municípios que sofrem com enchentes durante a quadra chuvosa. Ainda não existe uma previsão oficial que indique a possibilidade de desastres, mas a idéia da Defesa Civil é deixar todo o plano de contingência preparado para, em caso de calamidade, os municípios possam dar respostas rápidas e eficientes à população.
O grupo de trabalho é multidisciplinar e reúne várias secretarias e órgãos da administração indireta do estado, além do Exército, Marinha, Polícias Militar e Civil, Bombeiros, Samu e Eletrobrás.
O plano está dividido em grupos – operacional, logística, serviços socioassistenciais, saúde, meio ambiente, infraestrutura e comunicação – que serão coordenados pela Defesa Civil Estadual. O trabalho é estratégico e mostra a preocupação com ações rápidas de apoio a possíveis vítimas.