Geral

Conselho garante participação popular na gestão da cultura

Por Ascom FMAC 14/04/2015 09h09
Conselho garante participação popular na gestão da cultura

A comunidade cultural volta a se mobilizar esta semana para novos encontros setoriais visando à eleição dos representantes da sociedade civil no Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) de Maceió para o biênio 2015/2017. De terça (14) até quinta-feira (16) as assembleias indicarão os representantes para os segmentos ‘Artes Cênicas (circo, teatro e dança)’, ‘Culturas Afro-brasileiras’ e ‘Arte Digital e Artes Visuais’. Os encontros acontecem sempre às 18h30, no Memorial à República, que fica na Avenida da Paz, Jaraguá.

O presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), Vinicius Palmeira, chama a atenção para a necessidade de mobilização dos artistas e fazedores de cultura para escolha de seus representantes no CMPC. Ele destaca que o Conselho é a maior instância de representatividade dos segmentos culturais na gestão do setor em Maceió. “Cabe ao Conselho opinar e trazer ideias criativas capazes de orientar os investimentos na cultura”, diz.

Para o vice-presidente do CMPC, Nando Magalhães, a atuação do Conselho é fundamental para o desenvolvimento de uma política pública para a cultura na cidade. Ele esclarece que no biênio 2013/2015 os debates foram fundamentais para a construção de um projeto coletivo para a cultura. “Agora o momento é de amadurecer as propostas de cada segmento e trabalhar para garantir o cumprimento de metas específicas para cada categoria”, alerta.

Na primeira semana do processo de renovação, o CMPC já conheceu os titulares e suplentes para as cadeiras do Audiovisual (Ismélia Tavares e Raphael Barbosa), Cultura Popular (Elvis Pereira e José Cláudio) e Artesanato, Moda e Design (Vania Oliveira e Marta Melo).
O calendário de encontros e votações segue até o dia 24 de abril.

Confira:

14 de abril – Artes Cênicas (circo, teatro e dança);

15 de abril – Culturas Afro-brasileiras;

16 de abril – Arte Digital e Artes Visuais;

22 de abril – Música;

23 de abril – Literatura, Livro e Leitura;

24 de abril – Arquivos, Patrimônio Material, Imaterial e Museus.