Geral
Em consenso, Veleiro admite 90 funcionários da Tropical
Outros 116 funcionários devem ser contratados em até 180 dias.
As partes interessadas na contratação de funcionários da empresa Tropical pela Veleiro entraram em um consenso. Do total de trabalhadores, 90 foram firmados em contratos imediatos pela nova linha nesta terça-feira (14) durante a realização de uma nova audiência no Tribunal Regional do Trabalho de Alagoas (TRT/AL). Outros 116 funcionários devem ser admitidos em até 180 dias.
Os contratos dos 90 funcionários deverão ser estabelecidos até o dia 19 de abril. Eles são compostos de 76 motoristas e 14 cobradores. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Alagoas (Sinttro), os 116 restantes deverão ser admitidos em 180 dias. Ficou acertado que se isso não ocorrer a nova linha terá que pagar uma multa de R$ 5 mil por funcionário não firmado. O sindicato, por sua vez, pagará R$ 30 mil se liderar algum movimento que acarrete em greve.
Os trabalhadores terão os nomes divulgados a partir de sexta (17) e os exames de admissão devem acontecer no domingo (19). A Tropical argumenta que o contrato só pode ser efetivado caso a contratação da Veleiro seja do número total de funcionários da empresa que atuava em Rio Largo. 206 devem ser demitidos ainda nesta terça.
Imbróglio pela contratação dos trabalhadores já durava desde a semana passada. Durante este tempo, ocorreram protestos de Rio Largo até Maceió, na sede da Veleiro; suspensão das linhas da Tropical por um juiz do TRT culminando com o bloqueio da garagem da empresa da capital durante a manhã de segunda-feira (13).
Após acordo na reunião, os veículos da Veleiro já começaram a circular em Rio Largo.