Geral

Manifestantes criticam deputados de AL favoráveis à terceirização

Por Da Redação 15/04/2015 14h02

“Traidores que votaram contra os direitos dos trabalhadores”. A frase estava na faixa carregada por manifestantes na manhã desta quarta-feira (15), durante protesto realizado na avenida Fernandes Lima, no bairro do Farol, em Maceió, contra a terceirização do trabalho no Brasil. Insatisfeitos com o voto de deputados alagoanos favoráveis ao PL 4330, integrantes dos movimentos sindicais colocaram as fotos dos parlamentares que aprovam o projeto. 

O movimento, que ocupou a faixa exclusiva para ônibus na principal avenida da capital, fala diretamente com os deputados da bancada alagoana que aprovaram o projeto de Lei que prevê a contratação de serviços terceirizados para qualquer atividade de determinada empresa, sem estabelecer limites ao tipo de serviço que pode ser alvo de terceirização, o que não acontece atualmente devido a Súmula 331 que rege a terceirização no Brasil, proibindo a contratação para atividades-fim das empresas.
 
Dos deputados Federais alagoanos, foram favoráveis ao projeto Givaldo Carimbão (PROS), Marx Beltrão (PMDB), Arthur Lira (PP), Maurício Quintella (PR) e Pedro Vilela (PSDB). Apenas o deputado Paulão (PT) se posicionou contra, enquanto Ronaldo Lessa (PDT), João Henrique Caldas (SD) e Cícero Almeida (PRTB) não figuram na lista de parlamentares presentes à sessão e à votação.
 
Segundo o secretário da Central Única dos Trabalhadores de Alagoas (CUT-AL), Izac Jacson Ferreira Cavalcante, o projeto fere a Consolidação de Leis do Trabalho (CLT). "O projeto vai fazer com que o trabalhador se revolte com o empregador. E a justiça do trabalho não vai poder intervir", afima.

Protesto em Atalaia

Os líderes do protesto informaram também que nesta quarta-feira integrantes do Movimento Sem Terra bloquearam o km 237 da BR-316, no município de Atalaia, em adesão ao movimento. Segundo a Polícia Rodoviária Federal de Alagoas (PRF/AL),  cerca de 50 manifestantes ocuparam a rodovia, liberando-a logo após o meio-dia.