Geral

Mais Médicos: Profissionais brasileiros ocuparam 80% das vagas em AL

Quarta chamada foi aberta no último dia 10 de abril

Por Assessoria 15/04/2015 17h05
Mais Médicos: Profissionais brasileiros ocuparam 80% das vagas em AL

No VI Ciclo de provisão de profissionais para o Programa Mais Médicos deste ano, 15 mil médicos brasileiros se inscreveram para as 4 mil vagas abertas em todo o país. Em Alagoas, das 52 vagas abertas nos 27 municípios alagoanos, 80% das vagas foram preenchidas por médicos brasileiros - o que corresponde a 42 profissionais inscritos.

 A inscrição foi aberta para o Programa Mais Médicos e para o Programa para Valorização dos Profissionais da Atenção Básica (Provab). Segundo a coordenadora dos programas em Alagoas, Ivana Pita, já foram realizadas três chamadas para a inscrição dos médicos brasileiros, mas a totalidade de vagas ainda não foi preenchida.

 Neste último dia 10 de abril, foram abertas as inscrições para os médicos brasileiros que estudaram no exterior (quarta chamada) e, na sequência, os médicos estrangeiros podem se inscrever (quinta chamada). “Foram sete profissionais inscritos para o Mais Médicos e 35 para o Provab”, informou Ivana Pita.

 De acordo com a coordenadora dos programas em Alagoas, o Provab é destinado aos médicos recém-formados, que têm um prazo de um ano para atuar por meio do programa, além de receber dez pontos para a seleção da residência. “Antes mesmo de se tornarem especialistas, esses profissionais devem ter um olhar clínico, especialmente para a Atenção Básica, responsável por solucionar 80% dos problemas da população”, defendeu.

Atualmente, o Estado de Alagoas conta com 191 médicos atuando por meio do Mais Médicos e Provab, além dos novos 42 médicos que passam a atuar nos municípios alagoanos a partir desse novo ciclo. “A população tem muitos ganhos com o Programa, porque a cobertura é ampliada, reduzindo assim a quantidade de exames e encaminhamento para o hospital”, informou Ivana Pita.

 Municípios 

 Os municípios alagoanos beneficiados pelo novo ciclo de provimento do Mais Médicos são Anadia, Arapiraca, Atalaia, Branquinha, Cajueiro, Campo Alegre, Campo Grande, Delmiro Gouveia, Estrela de Alagoas, Feira Grande, Girau do Ponciano, Igaci, Japaratinga, Junqueiro, Limoeiro de Anadia, Maceió, Marechal Deodoro, Mata Grande, Matriz do Camaragibe, Monteirópolis, Piaçabuçu, Poço das Trincheiras, Porto Calvo, Rio Largo, São José da Laje, São Sebastião e Taquarana.

 Capacitações 

 Nesta quinta-feira (16), a partir das 8h, os supervisores, tutores e apoiadores do Ministério da Saúde (MS) serão capacitados acerca dos Programas Mais Médicos e Provab. A atualização será ministrada no auditório da Atenção Básica, na Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), pela gerente de Núcleo de Acompanhamento e Avaliação da Atenção Básica, Lourani OLiveira.

 Na sexta-feira (17), às 8h30, acontece o acolhimento dos médicos do VI Ciclo do Mais Médicos e Provab, no auditório da Biblioteca dos cursos de Saúde da Ufal.